OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: RELATO DE UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE FRANCA
Abstract
O presente trabalho pretende desenvolver um exercício reflexivo sobre a participação da educação profissional como uma alternativa para atender as exigências de eficácia e produtividade do trabalho no mundo globalizado e o envolvimento dos sistemas de educação na cobertura das demandas locais por educação profissional. Inicialmente, o trabalho apresenta um breve histórico do desenvolvimento do ensino profissional no Brasil, sua construção histórica e seu papel social nos principais movimentos de nossa história, perpassando pela Legislação, até a construção da Legislação que fundamenta a educação profissional nos dias atuais. De modo a constatar a efetiva implantação da reforma da educação profissional preconizada pela LDB, foi realizada uma pesquisa no município de Franca com a finalidade de verificar quais escolas promoviam o ensino técnico-profissional, os cursos oferecidos, a população atendida, a articulação com o poder público e a demanda local por essa modalidade de ensino. Descreve alguns aspectos na relação entre a educação e as mudanças ocorridas no mundo produtivo, salientando a sua importância para a promoção social e econômica dos alunos, bem como para o desenvolvimento de um país. Finaliza fazendo uma reflexão sobre o papel da educação profissional, cujas demandas vêm se fazendo notar em âmbito local e mundial, mas que ainda não se constitui prioridade, notadamente por não estar amparada por políticas públicas específicas de financiamento.
PALAVRAS CHAVE: ensino técnico. educação profissional. mercado de trabalho. educação e trabalho.
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