AS DIFERENTES CONFIGURAÇÕES DA DIMENSÃO SÓCIO-EDUCATIVA DO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO NA SUA TRAJETÓRIA HISTÓRICA PROFISSIONAL

Autores

  • Wiataiana Freitas ELIAS Faculdade de História, Direito e Serviço Social
  • Cirlene Aparecida Hilário Silva OLIVEIRA Faculdade de História, Direito e Serviço Social

Palavras-chave:

Dimensão sócio-educativa, Trajetória histórica, Serviço Social, Prática profissional.

Resumo

O presente artigo é um esforço de compreender como a dimensão sócio-educativa do Serviço Social Brasileiro se expressa na intervenção profissional a partir da constituição da profissão à contemporaneidade. Explora-se de forma dialética as determinações históricas que delineam o Serviço Social no decorrer de sua trajetória profissional, bem como as diferentes tendências teórico-práticas apreendidas na esfera educativa fundante e inerente à sua práxis. A análise desenvolvida classifica três períodos sócio-históricos significativos na composição do perfil profissional expresso na prática educativa: o contexto da nova república brasileira à Guerra Fria; a conjuntura pós Guerra Fria - marcadamente desenvolvimentista; a transição modernizadora a partir do movimento de reconceituação do Serviço Social à contemporaneidade. Ao longo dos períodos abordados, o estudo encontra práticas educativas diversas que se sobressaem em determinados momentos e permanecerem neotrajadas na heterogeneidade do universo profissional na contemporaneidade. Esta compreensão histórica da dimensão sócio-educativa do Serviço Social nos permite melhor apreender o movimento da realidade, decifrando novas mediações e possíveis “caminhos” teóricos e políticos em relação às nossas preocupações cotidianas com a implementação do Projeto Ético Político Profissional.

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Publicado

2009-11-21

Edição

Seção

Artigo Original