ENSINO SUPERIOR E SERVIÇO SOCIAL: UMA REFLEXÃO SOBRE OS DESAFIOS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Resumo
A discussão sobre o processo de formação profissional em Serviço Social advém do propósito de contribuir para o debate sobre as perspectivas do ensino superior, estabelecendo relação efetiva e dinâmica entre a educação, como política social pública, e a formação profissional por meio do ensino de graduação em Serviço Social. Observa-se que as discussões e mudanças curriculares propostas para a década de 1990 apresentam o pensamento hegemônico expressivo da categoria de assistentes sociais tendo por base o materialismo histórico. Neste contexto, a pretensão incidiu sobre a compreensão do homem a partir das relações sociais historicamente estabelecidas e produtor de sua própria vida conduzindo os profissionais ao compromisso com a classe trabalhadora, com uma sociedade justa e igualitária que permita, dentre outros fatores, acesso ao ensino superior de qualidade o que instigou desafios inerentes ao processo de formação profissional.
PALAVRAS CHAVE: educação. ensino superior. serviço social. formação profissional.
Downloads
Publicado
2010-02-09
Edição
Seção
Artigo Original
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.