TEORIA QUE INTERVÉM, INTERVENÇÃO QUE SE TEORIZA: A DIMENSÃO TÉCNICO-OPERATIVA NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL NO PARÁ – AMAZÔNIA

Autores

  • Cilene Sebastiana da Conceição Braga
  • Karina Camille Marques Cezar

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar como a dimensão técnico operativa na área do Serviço Social se apresenta no projeto pedagógico do curso de Serviço Social em uma Instituição Federal de Ensino localizada no Para, na região Amazônica. Para isso utilizamos como referencial analítico o materialismo histórico dialético e para o levantamento de dados pesquisa documental e entrevista semiestruturada com docentes e discentes da referida instituição. Os resultados mostram que o referido projeto pedagógico apresenta fragilidades no campo dessa temática, principalmente na organização da distribuição da carga horária, além da necessidade de atualização de temáticas necessárias de serem incluídas nos conteúdos como o debate de gênero e raça.

Biografia do Autor

Cilene Sebastiana da Conceição Braga

 Assistente Social. Docente Adjunto da Faculdade de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pará. Doutora em Política Social pela Universidade de Brasília (UNB) e Pós- doutorado em Políticas Públicas pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). Vice-coordenadora do TRADHUSS - Trabalho, Direitos Humanos e Seguridade Social. https://orcid.org/0000-0002-2342-2818. E-mail: cilene@ufpa.br.

Karina Camille Marques Cezar

  Mestra e Doutoranda em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pará – PPGSS/UFPA. Pesquisadora do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Serviço Social e Política Social na Amazônia – GEPSS/PPGSS/UFPA. https://orcid.org/0000-0002-6591-6189 Email: karinamarquesas@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2025-11-12