TERRITÓRIOS EDUCATIVOS DE INTERVENÇÃO PRIORITÁRIA (PORTUGAL) E A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

Autores

  • Eliana Bolorino Canteiro Martins
  • Anna Karoline Marques de Oliveira

Resumo

 O presente artigo traz a atuação do serviço social nas escolas vinculadas ao Programa governamental “Territórios Educativos de Intervenção Prioritária” (TEIP) em Portugal. A reflexão baseia-se no Despacho normativo nº 20/2012 e em referências bibliográficas que apresentam análises críticas em relação ao trabalho desenvolvido pelo Assistente Social no Programa TEIP, com o objetivo de demonstrar as potencialidades e obstáculos da inserção do Serviço social no referido programa. Notou-se que o maior obstáculo da atuação do Assistente Social no programa, ocorre nos moldes contratuais desses profissionais, face ao restrito limite de tempo de permanência em cada escola, resultando na ruptura do processo de intervenção e do vínculo estabelecido com os estudantes, famílias e a comunidade, abrangidos pelo programa.

Biografia do Autor

Eliana Bolorino Canteiro Martins

Docente do Depto de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da UNESP/Campus de Franca; Líder do GEPESSE – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Serviço Social na Educação/UNESP; Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq – nível 2. 

Anna Karoline Marques de Oliveira

Discente do Curso de Graduação em Serviço Social – UNESP/Campus de Franca (SP), bolsista PIBIC/CNPq e integrante do GEPESSE – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Serviço Social na Educação. 

Downloads

Publicado

2023-11-13

Edição

Seção

Artigos