REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Tatiana Machiavelli Carmo Souza
  • Cirlene Aparecida Hilário da Silva Oliveira

Palavras-chave:

Docência. Ensino Superior. Educação.

Resumo

O presente artigo tem o intuito de discutir o trabalho docente, na contemporaneidade, sob a tônica do contexto universitário por tratar-se de espaço privilegiado de formação profissional. Essa discussão tem como ponto de partida pressupostos da filosofia da educação, numa perspectiva crítica. A educação configurase como dimensão básica e necessária da vida individual e coletiva, já que ao assimilar, reproduzir e reinterpretar um dado modo de existir, o ser humano concretiza uma visão de homem/mundo. Compreende-se a educação como possibilidade de transformação social, buscando superar os limites impostos pelo Estado e pelo mercado. Nessa concepção de educação, discute-se o papel do docente frente o desenvolvimento de propostas  educacionais que busquem a promoção do desenvolvimento humano em sua totalidade e, por conseqüência, que incidam na construção de uma sociedade democrática. Sabe-se, entretanto, que o docente universitário não possui formação profissional específica para sua atuação e seu cotidiano é marcado por condições desfavoráveis de trabalho. A carreira do docente universitário, no cenário brasileiro contemporâneo, prima pela produção acadêmica, pelo acúmulo de capital cultural, pela quantidade de publicações específicas, isto é, privilegiam-se as atividades de pesquisa em detrimento do exercício da docência
e extensão. Dessa forma, o docente é conduzido a construir um caminho individual, no qual as relações não são contempladas ou até mesmo vistas como concorrência. As condições para o trabalho coletivo são deterioradas na medida em que os espaços para o diálogo, para o planejamento em conjunto, para as práticas interdisciplinares são minadas pela lógica da produtividade. A profissão docente é significativamente marcada pelos padrões adotados pela comunidade científica, pelas modificações das estruturas materiais e modo de produção, pelas formas de convivência, pelos meios de comunicação. Essa nova conjuntura conduz a alterações na forma de pensar, sentir e agir que produzem nova cultura profissional e requerem novos posicionamentos dos docentes, incidindo
diretamente na constituição subjetiva dos docentes.

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Publicado

2018-05-04

Edição

Seção

Artigos