EDUCAR CIDADÃOS: O CENÁRIO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SERVIÇO SOCIAL
Resumo
presente artigo busca conhecer os aspectos centrais daformação profissional em Serviço Social partindo dos pressupostos daeducação. O estudo acerca da trajetória profissional do Serviço Socialrevela as exigências impostas aos assistentes sociais nacontemporaneidade, apontando para a necessidade de profissionaiscríticos e criativos frente ao mundo globalizado e capitalista. Aformação profissional configura cenário de constantes inquietações edesafios. A conjectura desse trabalho perpassa a compreensão daeducação enquanto etapa e processo importante ao desenvolvimentodo estudante. Acredita-se que a coerência de ações educativas se fazna consideração e integração de todas as facetas da existênciahumana. Busca-se, então, conhecer o processo de formaçãoprofissional em Serviço Social, diante das novas demandas eexigências contemporâneas da profissão, partindo do estudo dospressupostos da educação. A educação baliza a formação profissionale, como tal, impõe-se necessariamente como ação coletiva, na qualtodos os profissionais envolvidos são guiados pelos valores quedesejam alcançar, atentando-se à diversidade de conhecimentos. Aeducação traz consigo a possibilidade da transformação e da reprodução;traz as escolhas da mudança ou da repetição, traz a possibilidade deconfigurar novo horizonte ou de propagar o que já esteve no passado.Partindo dessa concepção, tem-se que a educação é a dimensão na qual asociedade se questiona a respeito de si mesma, do papel que deve ter e dolugar que deve ocupar. A educação tem o poder de promover mudanças, deromper com posturas, superar prejulgamentos, transcender; assim, é tarefaespecificamente humana. Compreende-se a formação profissional comoprocesso que proporciona ao estudante força criativa e espírito crítico,nas diversas situações apresentadas pela realidade. Acredita-se que aformação profissional deva buscar ser completa, pautada na totalidade do indivíduo. A cognição e a racionalidade são essenciaisna formação profissional do discente, contudo, é imprescindível levarem conta os aspectos subjetivos. No processo de formação profissionalhá de se considerar a história de vida, os sentimentos e emoções, oconhecimento que o sujeito já carrega consigo, já que essa vivênciaque ele traz estará presente em toda sua atuação profissional. Esseponto de vista é salientado na compreensão de que no processo deformação profissional há (re)constituição de significados, valores,sentidos, emoções e motivos em constante dialética entre objetividadee subjetividade.• PALAVRAS CHAVE: educação. formação profissional. Serviço Social.Downloads
Publicado
2011-12-05
Edição
Seção
Artigos
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