QUESTÕES SOCIAIS QUE ENVOLVEM O DEFICIENTE AUDITIVO E O MERCADO DE TRABALHO

Autores

  • Alexandra Paes MOREIRA Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC/USP), Bauru, SP, Brasil.
  • Telma Flores Genanro MOTTI Centro de Distúrbios da Audição, Linguagem e Visão (CEDALVI), do HRAC/USP, Bauru, SP, Brasil.
  • Madalena Aparecida Silva FRANCELIN Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC/USP), Bauru, SP, Brasil.
  • Mariza Brunini TRUITE Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC/USP), Bauru, SP, Brasil.

Palavras-chave:

Deficiência Auditiva, Mercado de Trabalho, Legislação.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi aprofundar os conhecimentos sobre a realidade do deficiente auditivo frente ao mercado de trabalho. Para tanto foi analisada a classificação socioeconômica, o grau  de escolaridade, o acesso ao mercado de trabalho pelo deficiente auditivo de 16 a 21 anos e o conhecimento do mesmo sobre a legislação. A pesquisa
foi exploratória e descritiva, sendo entrevistadas 68 pessoas atendidas da área de Saúde Auditiva do HRAC/USP/Bauru. De acordo  com  os resultados, a maioria dos casos (46; 67,65%), era de escolaridade até o Ensino Médio Incompleto, pertencia à classe socioeconômica Baixa Inferior (36; 52,94%) e apresentava perda auditiva neurossensocial de grau profundo bilateral (24; 35,29%). Estavam fora do mercado de trabalho 46 (67,65%) entrevistados e uma parcela significativa  destes  (27; 58,70%) referiu desconhecer seus direitos e a legislação. Concluiu-se que
é necessária maior divulgação das políticas públicas e da implantação de programas específicos educacionais e profissionais, para que os deficientes auditivos desenvolvam suas habilidades e tenham melhores chances de colocação no mercado de trabalho, favorecendo sua inclusão e o exercício da cidadania.

PALAVRAS-CHAVE: Deficiência Auditiva; Mercado  de  Trabalho; Legislação.

Downloads

Publicado

2009-07-01

Edição

Seção

Artigo Original