DO SUBÚRBIO A PASSARELA: AS DISPUTAS PELO ESPAÇO PÚBLICO DA FESTA DE MOMO NO RECIFE (1950-1960) * FROM THE SUBURB TO THE CATWALK: THE DISPUTES FOR THE PUBLIC SPACE OF MOMO PARTY IN RECIFE (1950 – 1960)

Rosana Maria dos Santos

Resumo


O presente artigo tem como objetivo analisar e problematizar a importância dos subúrbios do Recife para a consolidação do reinado de Momo Recife, nas décadas de 1950 - 1960. Nessa época, organizar o reinado de Momo tornou-se uma prioridade política, pois os administradores julgavam necessário criar políticas públicas capazes de solucionar uma questão que há décadas era destaque nos periódicos da cidade: salvar o Carnaval do Recife da “decadência”. Logo após o fim dos festejos momescos de 1955, a Prefeitura da cidade, através do projeto de lei de autoria do Vereador Antônio Batista de Sousa, tenta tomar para si a organização da festa. Segundo alguns periódicos, a medida surge na tentativa de “salvar o reinado de Momo”, que segundo os mesmos, estava “morrendo aos poucos. Nesta pesquisa analisamos as disputas políticas, sociais e geográficas do Carnaval do Recife.

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This paper aims to analyze and problematize the importance of the suburbs in Recife to consolidate the reign of Momo Recife in the 1950s - 1960s. At that time, organizing Momo’s reign became a political priority; since the administrators judged it was necessary to create public policies that could solve an issue that had been for decades highlighted in the city’s periodicals: saving the Carnival of Recife from "decadence". Shortly after the end Momo party in 1955, the City Hall, through the bill authored by the Councilor Alderman Antônio Batista de Sousa, tries to take to itself the organization of the party. According to some periodicals, the measure appears in the attempt to "save Momo’s reign", which according to the same ones, it was "dying slowly”. In this research, we analyze the political, social and geographical disputes of the Carnival in Recife.


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DOI: http://dx.doi.org/10.18223/hiscult.v8i1.2878

DOI (PDF): http://dx.doi.org/10.18223/hiscult.v8i1.2878.g2498

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