O DOCUMENTÁRIO “MAIORIA ABSOLUTA” E A REPRESENTAÇÃO DO NACIONAL-POPULAR
Resumo
O presente artigo tem o objetivo de analisar o documentário de curta-metragem “Maioria Absoluta” de Leon Hirszman a partir de uma perspectiva historiográfica, buscando relacionar esta produção ao discurso balizado por uma posição ideológica bem definida: a cultura política comunista e as representações do nacional-popular. Produzido as vésperas do golpe civil-militar, “Maioria Absoluta” traz reflexões acerca de questões de grande projeção no período, ligadas às Reformas de Base, direcionando a narrativa para a representação da realidade social dos analfabetos rurais do nordeste brasileiro. “Maioria Absoluta” é um filme que reflete os ideais presentes da geração de produtores culturais comunistas do início da década de 1960 e contém imagens e representações que caracterizam o discurso nacional-popular.
DOI: http://dx.doi.org/10.18223/hiscult.v8i1.2669
| ![]() |
Comentários sobre o artigo
por simone zaza (2019-10-10)
por upin ipin (2019-10-30)
por Buhar Keyf (2019-11-09)
por Ricardo Marcilo (2019-11-15)
por Marianne Frank (2019-11-18)