A dimensão criativa da história: uma contraposição entre os escritos de Benjamin e Nora * La dimension criative de la histoire: une contraposition entre les écrits de Benjamin et de Nora

Autores

  • Ricardo Salztrager Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
  • Felipe Teixeira Lourenço

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v6i3.2152

Resumo

O presente estudo tem por objetivo discutir a produção do conhecimento historiográfico no pensamento de Walter Benjamin. Segundo este filósofo, a história é vista como fluída, passível de ser constantemente construída e, portanto, permeável à intervenção de todos os seus interlocutores. Veremos também que ele combate a ideia da existência de uma verdade absoluta e naturalizada subjacente à construção da história, como se ela se pretendesse linear e construída a partir de uma origem prévia. Neste sentido, estabelecemos uma contraposição entre as concepções de Benjamin e de Nora, visando sublinhar que o conceito de história do primeiro possui uma dimensão fundamentalmente criativa que contrasta com a dimensão saudosista do segundo.

Biografia do Autor

Ricardo Salztrager, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Psicanalista. Mestre e Doutor em Teoria Psicanalítica pela UFRJ e Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Memória Social da UNIRIO.

Downloads

Publicado

2017-12-29