Espiritismo, caridade e assistência: Florina da Silva e Souza e a Sociedade Espírita Feminina Estudo e Caridade em Santa Maria/RS * Spiritism, charity and assistance: Florina da Silva e Souza and the Sociedade Espírita Feminina Estudo e Caridade, in Santa Maria/RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v6i2.2063

Resumo

A caridade, em suas dimensões moral e material, constituiu-se em um dos elementos basilares do espiritismo difundido no Brasil, especialmente no que diz respeito à visibilidade pública do movimento espírita. Nesse sentido, para além das práticas individuais e coletivas de caridade espiritual, associada a aspectos doutrinários, as inúmeras sociedades espíritas brasileiras mantém diferentes tipos de obras assistenciais. Nesse contexto insere-se a atuação de Florina da Silva e Souza como adepta do espiritismo e dirigente da Sociedade Espírita Feminina Estudo e Caridade (SEFEC), fundada em 1927 na cidade de Santa Maria/RS, e do Abrigo Instrução e Trabalho, criado pela instituição em 1931, sendo estes os objetos de análise neste artigo.

Biografia do Autor

Felipe Girardi, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria - PPGH/UFSM. Mestre em História - PPGH/UFSM, Especialista em Ensino de Sociologia no Ensino Médio - UAB/UFSM.

Beatriz Teixeira Weber, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Titular do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Docente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Maria (PPGH/UFSM).

Downloads

Publicado

2017-09-10