A Companhia de Jesus e o Breve de 1639: o propósito e o acontecimento * The Society of Jesus and the Bull of 1639: their main intentions and the following events

Autores

  • EUNÍCIA BARROS BARCELOS FERNANDES Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)
  • AGNES ALENCAR Mestranda em História – Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) – CEP: 22453-900, Rio de Janeiro – Brasil. Bolsista CAPES.

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v3i2.1357

Resumo

 O artigo analisa diferentes condições na relação entre jesuítas, colonos e indígenas; apresentando matrizes de ideário e experiência que geraram o Breve de 1639, que declarava liberdade irrestrita dos indígenas, bem como sua recepção no Rio de Janeiro. A observação da mudança de contextos e de relações entre os agentes expõe a singularidade da percepção de liberdade indígena contida no Breve e como tal singularidade atingia anseios de colonos.

Biografia do Autor

EUNÍCIA BARROS BARCELOS FERNANDES, Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)

Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente do Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)

AGNES ALENCAR, Mestranda em História – Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) – CEP: 22453-900, Rio de Janeiro – Brasil. Bolsista CAPES.

Mestranda em História – Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura – Pontifícia
Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) – CEP: 22453-900, Rio de Janeiro – Brasil. Bolsista
CAPES.

Downloads

Publicado

2014-09-22