A Construção da Imagem do Bárbaro na obra de Amiano Marcelino e Temístio (Século IV d.C.) * The Image Construction of the Barbarian in the work of Ammianus Marcellinus and Themistius (Fourth-Century A.D.)

Autores

  • BRUNA CAMPOS GONÇALVES UNESP – Universidade Estadual Paulista, Campus de Franca.

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i3.1106

Resumo

No contexto da Antiguidade Tardia havia um grande número de bárbaros nos territórios do Império Romano, que interagiam na sociedade e, principalmente, no meio militar romano. Acreditamos que esse contato com outras culturas ampliou o aparato político-cultural militar de todos os envolvido, de forma que essa confluência cultural fomentou novos conhecimentos e saberes. Sendo assim, nesse artigo pretendemos contrastar as imagens dos bárbaros nos relatos advindos do século IV Res Gestae de Amiano Marcelino e nos panegíricos políticos de Temístio, tendo o primeiro sido um militar e o segundo um filósofo da corte Imperial.

Biografia do Autor

BRUNA CAMPOS GONÇALVES, UNESP – Universidade Estadual Paulista, Campus de Franca.

Mestre em História – Doutoranda em História – Programa de Pós-graduação em História – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Franca. Bolsista FAPESP.

Downloads

Publicado

2014-01-31