Espaço e Materialidade na Tripolitania Romana: uma tentativa de reconstituição da cidade de Oea em meados do II Século * Space And Materiality In Roman Tripolitania: an attempt of recovery of the city of Oea in the Mid-Second Century

Autores

  • BELCHIOR MONTEIRO LIMA NETO UFES – Universidade Federal do Espírito Santo.

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i3.1103

Resumo

Oea, atualmente Trípoli, na Líbia, foi uma cidade que integrou o Império romano nos primeiros séculos de nossa era. Dela, poucas relíquias são hoje conhecidas, uma vez que a atual capital líbia fora construída sobre a antiga urbs romana. Tendo em vista tais limitações e com o intuito de superá-las, empreenderemos uma tentativa de reconstituição da antiga Oea. Intencionamos dar materialidade à cidade, haja vista o nosso interesse de pesquisar o espaço citadino onde Apuleio de Madaura, escritor norte-africano de meados do II século, foi publicamente difamado e acusado de praticante magia. Por meio da obra Apologia, dos diminutos artefatos arqueológicos e epigráficos e de comparações com as cidades vizinhas de Sabrata e Leptis Magna – cujos sítios arqueológicos são imensamente mais ricos e completos – acreditamos ser possível visualizar, mesmo que parcialmente, o ambiente citadino vivido por Apuleio entre os anos de 157 e 159.

Biografia do Autor

BELCHIOR MONTEIRO LIMA NETO, UFES – Universidade Federal do Espírito Santo.

Mestre em História – Doutorando em História – Programa de Pós-graduação em História Social das Relações Políticas – UFES – Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2014-01-31