Propaganda, Resistência, Propaganda... Um Balanço dos Estudos sobre as Intervenções Urbanas em Atenas na época de Augusto (1927-2012) * Propaganda, Resistance, Propaganda... An assessment of the studies on the Urban Interventions in Augustan Athens...

Autores

  • FÁBIO AUGUSTO MORALES USP - Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i3.1100

Resumo

O objetivo deste artigo é realizar um balanço dos estudos historiográficos e arqueológicos sobre as transformações do espaço urbano de Atenas durante o principado de Augusto (31 a.C. / 14 d.C.), escritos ao longo dos últimos 90 anos. Duas revoluções marcaram a trajetória do campo: a primeira, de ordem documental, foi gerada pelas escavações na ágora ateniense pela Escola Americana (a partir da década de 1930); a segunda, conceitual e metodológica, esteve vinculada à revisão crítica dos paradigmas eurocêntricos (a partir da década de 1990). O artigo termina com a proposição de possíveis novos enquadramentos para o debate da “romanização de Atenas”.

Biografia do Autor

FÁBIO AUGUSTO MORALES, USP - Universidade de São Paulo

Mestre em História – Doutorando em História – Programa de Pós-graduação em História Social – USP – Universidade de São Paulo. Professor de História Antiga da Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas. Membro do LEIR-MA/USP (Laboratório de Estudos sobre o Império Romano e Mediterrâneo Antigo).

Downloads

Publicado

2014-01-31