Políticas Editoriais

Foco e Escopo

História e Cultura é uma publicação eletrônica semestral, com números regulares anuais em março e em setembro, editada por discentes do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), com sede na cidade de Franca, São Paulo, Brasil. Este periódico tem como objetivo principal divulgar pesquisas de pós-graduandos das diversas áreas do conhecimento, privilegiando aquelas que sejam de interesse ao campo da História ou que apresentem uma perspectiva historiográfica. A História e Cultura publica trabalhos de autoria de pesquisadores de diferentes Programas de Pós-Graduação, em âmbito nacional e internacional, buscando proporcionar aos leitores um panorama do que vem sendo estudado atualmente no país e no exterior. Dessa forma, a História e Cultura tenta alcançar um público leitor que compreenda pesquisadores dos mais diversos níveis: graduandos, pós-graduandos, doutores e professores. A estruturação da revista admite tanto a publicação de dossiês temáticos quanto artigos livres, resenhas, entrevistas e traduções.

 

Políticas de Seção

EDITORIAL

Editores
  • Davi Rocha
Verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

INTRODUÇÃO AO DOSSIÊ

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS - DOSSIÊ

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS - LIVRES

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ENTREVISTAS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RESENHAS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

As proposições de publicação passarão por uma análise prévia quanto à adequação ao Foco e Escopo da revista e à temática ao Dossiê. Também será observado o devido emprego das Normas e Diretrizes para os autores.

Posteriormente os textos serão avaliados pelos pareceristas ad hoc e/ou Conselho Consultivo que deverão ter obrigatoriamente titulação mínima de Doutor. Todas as colaborações encaminhadas aos avaliadores devem respeitar o anonimato do(s) autor(es).

Nenhum texto será publicado sem que antes o(s) autor(es) do mesmo envie(m) para a revista a Declaração de Ineditismo devidamente preenchida (Nos textos com mais de um autor, será necessário que cada um envie uma Declaração de Ineditismo).

O resultado da avaliação por pares será notificado aos autores por e-mail pelos editores.

Ademais, elucida-se que os autores não são submetidos a nenhuma taxa de submissão de artigos e/ou de avaliação (em inglês, Article Processing Charge - APC).

 

Periodicidade

A revista História e Cultura, periódico semestral, publica duas edições regulares anuais: em março e em setembro. Edições especiais são publicadas entre novembro e dezembro. Em geral, conforme o fluxo das contribuições submetidas e as aprovações destas, cada edição da revista História e Cultura é composta pelas seguintes seções:

Artigos de dossiê: em todo número a Revista publicará um dossiê temático. A composição do dossiê temático em periódicos é um importante requisito para a avaliação QUALIS/CAPES. A temática desta seção será escolhida previamente pelo Conselho Editorial e será divulgada nos editais de chamada com a antecedência máxima possível de seu número de publicação. Os textos desta seção passarão pela avaliação dos organizadores de dossiê. Poderá ser convidado um professor doutor vinculado a uma Instituição de Ensino Superior para publicar um texto de abertura ao Dossiê, por exemplo: um texto introdutório à temática do dossiê ou a transcrição de uma conferência;

Entrevistas: publica opiniões e/ou declarações de profissionais da área de História ou disciplinas afins que envolvam questões pertinentes no debate historiográfico;

Artigos livres: publica, sob forma de artigo, trabalhos resultantes de pesquisas originais ou de revisão bibliográfica, concluídas totalmente ou com conclusões parciais. Os textos devem ser inéditos em periódicos de qualquer espécie, bem como em capítulos de livros, publicados ou no prelo;

Resenhas: publica apreciações de livros nacionais publicados no Brasil no mesmo ano ou no ano anterior ao da resenha submetida e de livros estrangeiros publicados nos últimos três anos.  

Tradução: publica traduções de artigos ou capítulos de livros editados em língua estrangeira, desde que comprovada a autorização pelo proprietário dos direitos autorais do texto original.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista está licenciada sob uma Licença Creative Commons tipo BY-NC-ND e oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento histórico ao público proporciona a democratização do conhecimento em todos os níveis.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Diretrizes para publicação

PARA AUTORES:

 

A Revista História e Cultura publica artigos inéditos, resenhas, entrevistas e textos de autoria de pós-graduandos stricto sensu, mestres e doutores, redigidos em português, espanhol, francês e inglês. Com o envio da proposta de publicação, o (s) autor (es) estará (ão) automaticamente de acordo com a transferência de direitos autorais à revista e atestando o ineditismo do texto.

A publicação de artigos livres, resenhas, entrevistas, traduções ou transcrições de fontes fica condicionada à aprovação de ao menos um parecerista externo, através do sistema de avaliação cega. Uma vez aprovados, os artigos livres, as resenhas , as entrevistas e as traduções ou transcrições de fontes serão submetidos a um planejamento editorial, no qual será determinada a data viável de publicação.

Os artigos livres são previamente apreciados pelos editores da História e Cultura, os quais verificam se estas Diretrizes foram seguidas pelo (s) autor (es) e enviará para análise do (s) parecerista (s). No caso de artigos enviados para compor os dossiês, os artigos recebidos também são previamente apreciados pelos editores da História e Cultura, os quais verificam se estas Diretrizes foram seguidas pelo (s) autor (es) e enviam para análise de dois pareceristas externos, as cegas.  Em ambos os casos, caso aja dois pareceres diferentes, o artigo em questão será enviado para um terceiro parecerista externo e a decisão será tomada em uma reunião do Corpo editorial da revista. 

A revista se compromete a informar os autores sobre a publicação ou não de seus textos e a enviar os certificados de aprovação das contribuições.

Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas e documentais, são de inteira responsabilidade dos autores. São também de sua responsabilidade a correção ortográfica, o uso da língua e a tradução para outro idioma do resumo, do título e das palavras-chave. Não remuneramos as contribuições, cujos direitos autorais ficam, necessariamente, cedidos à revista História e Cultura.

 

 


PARA ORGANIZADORES DE DOSSIÊS:

 

 

Protocolo OAI-PMH (SEER)

O portal possui o protocolo OAI-PMH (SEER) que permite a coleta de dados das revistas por Harvesters e Diretórios. Os diretórios são listas de revistas e repositórios que solicitam informações com duas finalidades: registrar os repositórios e revistas que usam algum dos softwares compatíveis com o protocolo OAI e armazenar uma cópia dos arquivos das revistas para indexação.

Atualmente, a revista figura no diretório DOAJ e está registrada junto ao OAI (Open Archives Initiative)

 

Princípios éticos e boas práticas * Ethical Principles and good practices

A Revista História e Cultura, ISSN eletrônico 2238-6270, tem como compromisso cumprir as boas práticas no que diz respeito às questões éticas para a editoração científica de periódicos. O plágio, problemas relacionadas à autoria e à originalidade, além de outros aspectos que possam ser considerados antiéticos, serão revogados. Ao enviarem seus artigos para a revista, os autores alegam tratar-se de trabalho original, nunca antes publicado (mesmo que em processo de avaliação) por outro periódico.

 

The Journal “História e Cultura”, e-ISSN 2238-6270, has as commitment to fulfill the good practices regarding the ethics for scientific publishing of journals. The plagiarism, problems related to authorship and to originality, besides other aspects that may be considered as unethical, will be revoked. By sending their papers to the journals, the authors claim that their work is original and that it was never published before (even if it is in the assessment process) by another journal.