POLÍTICAS PÚBLICAS E AGRICULTURA FAMILIAR EM CONTEXTOS DE CRISE NO ESTADO DO BEM-ESTAR SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Phablo Freire Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE)
  • Alline Dias De Souza
  • Deise Cristiane do Nascimento Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE)

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v19i30.1869

Resumo

O presente estudo objetiva avaliar a efetividade de dois dos programas sociais federais (PAA, PNAE) implementados em um município do nordeste brasileiro, a partir da percepção dos sujeitos envolvidos no processo de execução no ano de 2016. No tocante ao metodo, a pesquisa se localiza na vertente teórico-metodológica jurídico sociológica, sendo do tipo diagnóstico, na modalidade estudo de caso. Valendo-se de levantamento de dados documentais, normativos e sociodemográficos, além de realização de entrevistas semiestruturadas. Concluiu-se a partir dos dados objetivos levantados e da percepção dos sujeitos envolvidos, gestores e produtores rurais em regime de agricultura familiar, pela efetividade dos programas desenvolvidos, com determinadas ressalvas, apontando para a necessidade de novos estudos no campo.

Biografia do Autor

Phablo Freire, Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE)

Advogado, Professor universitário, pós-graduado em gestão de cidades pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE), pós-graduando em Direito Constitucional Aplicado pela Damásio Educacional. Mestrando em Psicologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Alline Dias De Souza

Advogada, Bacharel em Direito. Especialista em Gestão de Cidades pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE)

Deise Cristiane do Nascimento, Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (FACAPE)

Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), especialista em Gestão em Administração Pública, Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção

Downloads

Publicado

2017-02-02

Como Citar

FREIRE, P.; DE SOUZA, A. D.; DO NASCIMENTO, D. C. POLÍTICAS PÚBLICAS E AGRICULTURA FAMILIAR EM CONTEXTOS DE CRISE NO ESTADO DO BEM-ESTAR SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 19, n. 30, 2017. DOI: 10.22171/rej.v19i30.1869. Disponível em: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/1869. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

LINHA II Cidadania Social e Econômica e Sistemas Normativos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.