QUAL É O LUGAR DA HISTÓRIA LOCAL NO ENSINO MÉDIO? O caso da Escola Francisco de Paula Corrêa de Araújo – Camaragibe/PE

Autores

  • Kerolayne Gomes da Fonseca UFRPE

Palavras-chave:

Ensino de História; História local; Ensino Médio.

Resumo

A utilização da História local apresenta-se como uma ferramenta que promove o debate da identidade histórica, fornecendo aos estudantes a aproximação das suas realidades com o debate historiográfico. Desta forma, o presente trabalho de cunho qualitativo tem por objetivo investigar os conteúdos sobre a História de Camaragibe que são discutidos durante as aulas, e as práticas pedagógicas dos professores de História que atuam no Ensino Médio na Escola Francisco de Paula Corrêa de Araújo, estabelecimento pertencente à Rede Estadual de Educação de Pernambuco, localizada no município de Camaragibe, Região Metropolitana do Recife. Buscamos entender como o ensino de História local no Ensino Médio oferece auxílio no processo de reconhecimento desses indivíduos como sujeitos históricos capazes de perceber que a História não está acabada, mas encontra-se em permanente construção.

Downloads

Publicado

2023-06-28

Edição

Seção

Artigos livres