ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E PAULO FREIRE: DOCENTES EM DIÁLOGO

Autores

Palavras-chave:

Paulo Freire. anos iniciais do ensino fundamental. docência.

Resumo

Trata-se de uma pesquisa que procurou identificar em que medida a leitura de algumas obras de Paulo Freire contribui para a prática pedagógica de professores e professoras nos anos iniciais do ensino fundamental. A ancoragem teórica se sustenta em obras clássicas de Paulo Freire. Numa abordagem qualitativa o trabalho foi realizado com indicativos da pesquisa ação a partir de encontros realizados com 27 docentes atuantes em escolas da rede estadual de Santa Catarina. Paulo Freire enquanto epígrafe, Paulo Freire e a luta do magistério, Paulo Freire enquanto indicativo pedagógico e Paulo Freire como opção de vida foram as dimensões que fluíram a partir da leitura exaustiva das sínteses dos encontros realizados. O trabalho evidencia a atualidade do pensamento de Paulo Freire na feitura de uma escola em que a docência é intencional permeada por uma concepção de educação democrática, solidária e inclusiva. 

Biografia do Autor

Lourival José Martins Filho, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Udesc

Referências

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Publicado

2019-09-04

Edição

Seção

Artigos Originais