ENSINO SUPERIOR, FORMAÇÃO DOCENTE E AS CONSTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO

Autores

  • PAULA RAVAGNANI SILVA Doutoranda-pesquisadora, pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social . Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Faculdade de ciências humanas e sociais . UNESP do câmpus de Franca-SP.
  • JOSIANI JULIÃO ALVES DE OLIVEIRA Doutora-Docente, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social . Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Faculdade de ciências humanas e sociais . UNESP do câmpus de Franca-SP.
  • PRISCILA MAITARA AVELINO RIBEIRO Doutoranda-pesquisadora, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNESP - câmpus de Franca-SP.

DOI:

https://doi.org/10.5016/camine.v9i1.2053

Resumo

O presente artigo se consolida como pesquisa teórica por meio da pesquisa bibliográfica tendo como objetivo a socialização dos conhecimentos construídos acerca dos desafios e perspectivas no contexto do ensino superior brasileiro, da formação docente e as contribuições das descobertas da Neurociência para a Educação. Para tanto, desenvolveu-se a revisão de literatura tendo por finalidade à aproximação da temática analisada com autores que pesquisam a mesma. Evidenciou-se que o ensino superior no Brasil se encontra na lógica do produtivismo acadêmico e está envolto por medidas que colaboram mediante a contra-reforma, ocasionando o aumento do ensino privado em detrimento da educação pública e de qualidade. Nesse contexto, destacou-se uma carência com relação a uma política estruturada frente à formação de professores no trato com as questões didático-pedagógicas no ensino superior no Brasil e os estudos da Neurociência podem contribuir significadamente para a formação de professores do ensino superior brasileiro frente às questões didáticas e pedagógicas ao afirmar através de pesquisas científicas como o cérebro humano de fato aprende que por sua vez, adentra a necessidade de práticas pedagógicas no processo de aprendizagem dinâmicas, dialógicas, possuidoras de conteúdos/recursos visuais e concretos que estimulem a participação, curiosidade e o questionamento, visando assim, a formação de sujeitos críticos, criativos, científicos, propositivos e transformadores no âmbito de uma sociedade com várias problemáticas na esfera econômica, social, estrutural, cultural, dentre outras.

Biografia do Autor

PAULA RAVAGNANI SILVA, Doutoranda-pesquisadora, pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social . Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Faculdade de ciências humanas e sociais . UNESP do câmpus de Franca-SP.

Doutoranda (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNESP do câmpus de Franca-SP, (área de concentração - Serviço Social: trabalho e sociedade - Formação e prática profissional:educação), bolsista CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Possui Graduação (2010) e Mestrado (2014) em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNESP do câmpus de Franca-SP, (área de concentração - Serviço Social: trabalho e sociedade-linha de pesquisa:Serviço Social: mundo do trabalho), pesquisas financiadas pela FAPESP (Fundação de amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Atuou a nível de estágio acadêmico na Incubadora de Cooperativas Populares do Nordeste do Estado de São Paulo - Bolsista PROEX, Centro de Referência de Assistência Social (região oeste do Município de Franca-SP) e APAE Franca-SP. Atuou como Assistente Social no PROJOVEM Adolescente no Município de Franca-SP, objetivando o fortalecimento da convivência familiar e comunitária. Membro dos Grupos de Pesquisa: Mentalidades e Trabalho: do local ao global (Unesp/Franca/SP) e PRAPES (Prática de Pesquisa: perspectivas contemporâneas) (Unesp/Franca/SP).

JOSIANI JULIÃO ALVES DE OLIVEIRA, Doutora-Docente, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social . Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Faculdade de ciências humanas e sociais . UNESP do câmpus de Franca-SP.

Possui Graduação (1991), Mestrado (1997) e Doutorado (2004) em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho/UNESP de Franca em Serviço Social. Pós Doutorado pela Universidade de Aveiro-Portugal. Professora Assistente Doutor, no conjunto de disciplinas Iniciação Científica, Pesquisa em Serviço Social e Investigação em Serviço Social, do Departamento de Serviço Social e Professora da Disciplina de Seminário de Dissertação e Seminário de Pesquisa I e II no Programa de Pós Graduação em Serviço Social do Câmpus de Franca . Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Educação, Pesquisa e Envelhecimento. Linhas de pesquisa em que atua: Envelhecimento Humano e Políticas Públicas, Trabalho e Sociedade, Metodologia de Pesquisa, Serviço Social Formação e Prática Profissional. Desenvolve pesquisa em parceria com Universidades Nacionais e Internacionais. Foi Presidente da Comissão Permanente de Pesquisa-CPP da FCHS-Campus Franca-SP. Atua nos Grupos de pesquisa: Práticas de Pesquisa-PRAPES (vice líder)l, Envelhecimento, Políticas Públicas e Sociedade e GEFORMSS - Grupo de Estudos e Pesquisa Formação Profissional em Serviço Social. Pesquisadora responsável pela Pesquisa Internacional denominada Mudanças e Acontecimentos ao Longo da Vida (CEVI (Changements et Èvénements au cours de la Vie) na região Sudeste do Brasil. Consultora externa do Projeto de Pesquisa da Universidade de Lisboa intitulado Serviço Social: campos de atuação e identidades profissionais. Professora convidada do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas-ISCSP da Universidade de Lisboa, Portugal.

PRISCILA MAITARA AVELINO RIBEIRO, Doutoranda-pesquisadora, Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNESP - câmpus de Franca-SP.

Assistente Social graduada no curso de Serviço Social pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial - PET Licenciaturas e Serviço Socialno período de 2010 a 2013. Foi estagiária do Hospital de Clínicas da UFTM e no Centro de Educação Infantil Marta Carneiro. Fez a Monografia com o tema da Materialização do Projeto Ético Político no Cotidiano dos Assistentes Sociais do Hospital de Clínicas de Uberaba. Possui Pós- Graduação em Políticas Públicas, Sociais e de Saúde pela UNIARA- Araraquara. Foi Pesquisadora Bolsista pelo CNPQ na pesquisa: "O impacto dos Programas de Residencia Multiprofissional em implantados no Estado de Minas de Gerais na Formação de Especialistas em Saúde para o Sistema Único de Saúde, pela UFTM: Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Membro do grupo de estudo e pesquisa ProLisaBr: (Promoção em comunicação, educação e Literacia para a Saúde no Brasil) pela UFTM. Pesquisadora do GEFORMSS- ( Grupo de Estudos e Pesquisa Formação Profissional em Serviço Social. (Fonte: Currículo Lattes). Pssuí Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, ( segundo ano de residência). Membro do PRAPES- Grupo de Estudos e Pesquisa: Prática de Pesquisa - perspectivas contemporâneas. Pussí Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação na Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho/UNESP de Franca em Serviço Social. Atualmente é Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação na Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho/UNESP de Franca em Serviço Social.

Publicado

2017-12-19

Edição

Seção

Artigos Originais