A EXPERIÊNCIA DE ESCRITA NO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DE UM CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS = THE EXPERIENCE OF WRITING A FINAL PAPER: THE PERCEPTION OF STUDENTS OF UNDERGRADUATE COURSE...

Autores

  • Marcelo Oliveira da Silva Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Mestre em Educação pela PUC-RS. Professor da Faculdade Senac Porto Alegre.
  • Maria Inês Côrte Vitória Doutora em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Resumo

Esta pesquisa traz resultados parciais da percepção dos alunos formados em um Curso Superior de Gestão em Recursos Humanos sobre o processo de desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Ao fim do curso os alunos são convidados a responder três perguntas sobre a elaboração do TCC, que buscam entender quais foram as principais dificuldades e o que facilitou ou poderia ter facilitado a escrita. Até o momento foram analisadas as respostas de quatro turmas de formandos somando um total de 36 respondentes. Para a análise foram seguidos os passos estabelecidos por Bardin (1999). As dificuldades apontadas estão ligadas à formatação ABNT, escrita formal, necessidade de (re)leitura e (re)escrita e repetição de vocábulos. Aparecem como potencialidades: o aprendizado de escrita em linguagem mais culta e formal que a habitual, o manejo de fontes, a busca de dados e sua interpretação. O aprendizado que comporta a realização de um TCC pode ser replicado em várias atividades dos profissionais de recursos humanos, as quais exijam as habilidades e competências de pesquisa, sistematização, escrita e que necessitem o estabelecimento de relações entre a teoria e a prática. As reflexões advindas da análise e elaboração do presente artigo servirão para direcionar mudanças no processo de elaboração do TCC no curso estudado.

Palavras-chave: Trabalho de Conclusão. curso de tecnologia. recursos humanos. Escrita. escrita acadêmica.

 

ABSTRACT

This paper presents some partial results of a survey concerning the perception of graduates from an undergraduate course in Human Resources Management on the writing process of their final paper [Trabalho de Conclusão de Curso - TCC]. At the end of the course, students were asked to answer three questions about the writing process of their final paper. Those questions aimed to understand their general perception of the process, the main difficulties they encountered, and elements that facilitated or could have facilitated their writing process. Up to now, we have analyzed the responses of four groups of students (a total of 36 respondents). For the analysis, we followed the steps and methodology set forth by Bardin (1999). The difficulties mentioned are related to formatting the text according to academic and editorial rules, to the specificities of academic writing, to the need to (re)read and (re)write and to avoid the repetition of words. Potential improvement topics include extra training on academic genres of texts and formal language, managing sources, data search and data interpretation. The acquired skills involved in the writing of a final paper may be used in many contexts and activities related to the work of human resource professionals. Such abilities include research skills, organizational skills, writing skills and the understanding of the relation between theory and practice. The reflections supervened from the analysis and preparation of this article will be useful for a reformulation of the final paper writing process by students of the undergraduate course examined.

Keywords: final paper. technology college. human resources. writing. academic writing.

Biografia do Autor

Marcelo Oliveira da Silva, Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Mestre em Educação pela PUC-RS. Professor da Faculdade Senac Porto Alegre.

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Mestre em Educação pela PUC-RS. Professor da Faculdade Senac Porto Alegre.

Maria Inês Côrte Vitória, Doutora em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Doutora em Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

Publicado

2014-06-16

Edição

Seção

Artigos Originais