DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: QUE FORMAÇÃO ESPERAMOS?

Autores

  • Simone Maria de Bastos Nascimento UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE UNICENTRO
  • Aliandra Cristina Mesomo Lira UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE UNICENTRO

Palavras-chave:

pedagogia. licenciatura. educação infantil. formação de professores.

Resumo

Ao partir do pressuposto de que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n. 9.394 (BRASIL, 1996) respalda toda a educação brasileira e determina como deve ser a formação dos professores, o objetivo deste artigo é refletir sobre a formação inicial em nível superior do professor que atua na Educação Infantil. Este trabalho se caracteriza como abordagem qualitativa, de caráter exploratório, com revisão bibliográfica e análise documental de ementas da disciplina de Estágio Supervisionado de algumas licenciaturas em área específica e da licenciatura em Pedagogia. Muitos estudos sobre a formação inicial do professor da educação infantil têm sido realizados, no entanto, ainda carecemos de debates que resultem numa definição de qual formação em nível superior se espera para este profissional. No intuito de contribuir com esta discussão, consideramos que, embora haja respaldo legal para professores de diferentes licenciaturas atuarem nesta etapa, os dados revelam que não se prevê intervenções com crianças pequenas em sua formação. 

Biografia do Autor

Simone Maria de Bastos Nascimento, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE UNICENTRO

 Doutoranda em Educaçao pela UFPR. Graduada em Pedagogia e Mestre em educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Professora Colaboradora no Departamento de Pedagogia.

 

Aliandra Cristina Mesomo Lira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE UNICENTRO

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá. Professora Efetiva do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste/Unicentro.

Referências

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Publicado

2019-09-04

Edição

Seção

Artigos Originais