A PRÁTICA DOCENTE E A SUA RELAÇÃO COM O SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Maridalva Oliveira Amorim Bertacini UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" Araraquara - SP
  • Marcelo Velloso Heeren UNESP- ARARAQUARA
  • ELIANI Cristina Moreira da Silva UNESP- ARARAQUARA
  • MARTA LEANDRO DA SILVA UNESP- ARARAQUARA

DOI:

https://doi.org/10.5016/camine.v10i2.2660

Palavras-chave:

Avaliação do Ensino Superior, Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior, Prática docente

Resumo

 

O processo de avaliação do Ensino Superior no Brasil é representado pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES) que deve apresentar informações que possam informar a sociedade sobre as características desta modalidade de ensino bem como para orientação das políticas públicas de Educação e adequação dos cursos e instituições do Ensino Superior para oferecer condições satisfatórias de qualidade de ensino e estrutura física e pedagógica. Entre os tópicos avaliados pelo SINAES estão o desempenho dos estudantes ao final do curso (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE), a análise do projeto político pedagógico do curso e a participação docente neste processo de ensino, pesquisa e extensão. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho será questionar brevemente a relação existente entre a avaliação do ENADE e a construção do PPP dos cursos e a prática docente no processo de formação do estudante. A partir da análise em relação às práticas docentes apresentadas na lei de diretrizes e bases 9394/96 torna-se possível inferir que o objetivo das Universidades e as ações docentes previstas legalmente não constituem objetos de análises definidos no instrumento de avaliação do SINAES. Desta forma, é importante considerarmos que a avaliação existente não permite uma orientação do sistema educacional brasileiro do Ensino Superior, já que suas informações não fornecem elementos suficientes para orientar esta modalidade de ensino.


Biografia do Autor

Maridalva Oliveira Amorim Bertacini, UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA "JÚLIO DE MESQUITA FILHO" Araraquara - SP

Mestranda em Educação pela UNESP- Araraquara

Chefe de Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de São José do Rio Preto - SP

MARTA LEANDRO DA SILVA, UNESP- ARARAQUARA

DOCENTE  /ORIENTADORA NA PÓS GRADUAÇÃO NA FCLAR- UNESP - ARARAQUARA

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Publicado

2019-05-10

Edição

Seção

Artigos Originais