O LUGAR DA AGRICULTURA FAMILIAR CAMPONESA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NA ESCOLA DO CAMPO

Autores

  • Raimunda Alves Melo Universidade Federal do Piauí - Programa de Pós Graduação em Mestrado em Educação.
  • Tiago Célio de Sousa Leite Sousa Leite Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.5016/camine.v10i1.2237

Palavras-chave:

Currículo. EFA. Agricultura Familiar Camponesa. Ensino de Ciências.

Resumo

O objetivo geral do estudo foi analisar como o ensino de Ciências Naturais desenvolvido na Escola Família Agrícola de Baixão do Carlos contempla práticas e conhecimentos sobre a agricultura familiar camponesa. O estudo foi realizado por meio de pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, por ser esta a que melhor se adequou aos objetivos da investigação. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado a entrevista semiestruturada, realizada com a professora de Ciências. Também, foi feita a análise documental dos livros didáticos e do Projeto Político Pedagógico da Escola. O cenário da pesquisa foi a Escola Família Agrícola de Baixão do Carlos, localizada no município de Teresina (PI). Os resultados apontam que o ensino de Ciências Naturais desenvolvido na Escola Família Agrícola de Baixão do Carlos não contempla práticas e conhecimentos sobre agricultura familiar camponesa, assim como, os livros didáticos da disciplina de Ciências trabalhados nas turmas de 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental também não dispõem de conteúdos sobre esse tema. Os conhecimentos e práticas da agricultura familiar camponesa são trabalhados, exclusivamente, nas disciplinas de Agricultura e Zootecnia ministradas nas turmas de 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. Dessa forma, é necessário desenvolver práticas educativas interdisciplinares, em que as disciplinas obrigatórias sejam trabalhadas articuladas as disciplinas das áreas técnicas, de modo que, os educandos tenham a oportunidade de participar de atividades educativas significativas, que contribuam para articulação da teoria e prática e melhoria da qualidade de vida no campo.

Biografia do Autor

Raimunda Alves Melo, Universidade Federal do Piauí - Programa de Pós Graduação em Mestrado em Educação.

Licenciada em História e Bacharel em Teologia. É Especialista em Gestão Escolar e em Políticas Públicas para Crianças e Jovens. Atualmente cursa doutorado na área de educação pela Universidade Federal do Piauí.

É professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo na UFPI.

Tiago Célio de Sousa Leite Sousa Leite, Universidade Federal do Piauí

Acadêmico do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFPI de Teresina e Técnico em Zootecnia

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Publicado

2018-12-12

Edição

Seção

Artigos Originais