VIOLÊNCIA E EDUCAÇÃO: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA = VIOLENCE AND EDUCATION: A NECESSARY REFLECTION

Autores

  • Marília Borges Diogo Mestranda em Serviço Social – Programa de Pós-Graduação em Serviço Social – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Franca. Bolsista CAPES. Integrante do GEPESSE e do Grupo de Pesquisa “Políticas públicas e democratização do ensino no Brasil: a implementação das propostas educacionais: mudanças e permanências”.
  • Célia Maria David Livre Docente do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Franca. Docente e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da mesma unidade. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Políticas públicas e democratização do ensino no Brasil: a implementação das propostas educacionais: mudanças e permanências”. Atualmente ocupa o cargo de Diretora da FCHS – UNESP/Franca.

Resumo

Este artigo trata da violência na escola. A violência não é um fenômeno novo. Ao contrário, esteve sempre presente em nossa sociedade desde os primórdios da história. Porém, as relações sociais às quais nos condicionamos com o sistema de exploração capitalista evidenciam ainda mais essa violência e, aparecendo de diferentes formas, causam impacto nos noticiários e adentram o imaginário das pessoas de forma que estas passam a viver com medo da violência: o Estado, assim, é cobrado a ataca-la de alguma forma. No entanto, não percebemos nenhuma política social com a intenção de extinguir a violência, apenas ações focalizadas, típicas do neoliberalismo, que atacam as aparências e não a causa. Para nos percebermos como seres humanos capazes e criarmos um ambiente mais seguro, é preciso uma educação nova, capaz de levar o homem a pensar e agir em busca de uma sociedade mais emancipada. Uma educação que trabalhe as relações interpessoais, na intenção de fortalecer a relação escola-família-comunidade.

Palavras-chave: violência. educação. violência na escola. bullying.

 

ABSTRACT

This article discusses violence in school. Violence is not a new phenomenon, but has always been present in our society since the dawn of history. Though, the social relations that have conditioned us to the capitalist exploitation system highlight even more this violence, which appears in different ways, causing impact on the news and into the people imaginary so that they begin to live in fear of this violence: then, the State is required to attack the violence somehow. However, we can not perceive any social policy, with the intent to extinguish the violence, but only targeted actions, typical of neoliberalism, which attack appearances and not the cause. To realize ourselves as capable human beings and create a safer environment, a new education is needed, and it has to be able to lead humans to think and act in pursuit of an emancipated society, an education that works with interpersonal relationships, intending to fortify school-family-community relations.

Keywords: violence. education. violence at school. bullying.

Biografia do Autor

Marília Borges Diogo, Mestranda em Serviço Social – Programa de Pós-Graduação em Serviço Social – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Franca. Bolsista CAPES. Integrante do GEPESSE e do Grupo de Pesquisa “Políticas públicas e democratização do ensino no Brasil: a implementação das propostas educacionais: mudanças e permanências”.

Mestranda em Serviço Social – Programa de Pós-Graduação em Serviço Social – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Franca. Bolsista CAPES. Integrante do GEPESSE e do Grupo de Pesquisa “Políticas públicas e democratização do ensino no Brasil: a implementação das propostas educacionais: mudanças e permanências”.

Célia Maria David, Livre Docente do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Franca. Docente e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da mesma unidade. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Políticas públicas e democratização do ensino no Brasil: a implementação das propostas educacionais: mudanças e permanências”. Atualmente ocupa o cargo de Diretora da FCHS – UNESP/Franca.

Livre Docente do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Franca. Docente e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da mesma unidade. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Políticas públicas e democratização do ensino no Brasil: a implementação das propostas educacionais: mudanças e permanências”. Atualmente ocupa o cargo de Diretora da FCHS – UNESP/Franca.

Publicado

2014-06-16

Edição

Seção

Artigos Originais