REPRESENTAÇÕES SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: O QUE DIZEM PROFESSORES COORDENADORES DE ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA.

Autores

  • Januário Rosendo Máximo Júnior Instituto Florence de Ensino Superior (IFES)
  • Meirecele Caliope Leitinho Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Ana Maria Iório Dias Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Liduina Maria Gomes Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Palavras-chave:

formação continuada, desenvolvimento profissional, representações, professores coordenadores,

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar quais representações os professores coordenadores de área de ciências da natureza têm sobre sua formação continuada e sobre o seu desenvolvimento profissional, tanto conceitualmente quanto nos contextos onde eles estão inseridos. Para tanto, foi realizada pesquisa, de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso; a coleta de dados deu-se por meio de pesquisa bibliográfica, documental e com a realização de entrevistas semiestruturadas com quatro coordenadores de uma escola de educação básica da rede privada de ensino, localizada no interior do Estado do Ceará. O referencial teórico teve como fundamento principal, em relação ao conceito de representação, o autor Moscovici e no âmbito da formação e do desenvolvimento profissional autores como: Tardif, Imbernón, Schon, Garcia, Gauthier. Os dados obtidos apontam que as representações, desses professores coordenadores, sobre formação continuada e desenvolvimento profissional, apresentam-se de forma embrionária, preliminar; contudo, evidenciam-se concepções relevantes acerca do objeto/tema da pesquisa e há uma sinalização de que eles consideram essas categorias como elementos importantes para o exercício de suas atividades. Identifica-se, ainda, uma reiterada falta de diálogo sobre os caminhos de sua formação, que não apresentam uma efetiva articulação com a prática pedagógica. Os achados apontam também que os coordenadores de área das ciências da natureza, sem uma formação específica para o exercício desta função, vêm tentando, através de formação continuada, preencher essa lacuna.

Biografia do Autor

Januário Rosendo Máximo Júnior, Instituto Florence de Ensino Superior (IFES)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente exerce a função de Coordenador de EaD do Instituto Florence e atua como professor na Faculdade EDUFOR. Participou, como especialista de área, na elaboração do documento curricular do território maranhense da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), 2018-2019. Projeto coordenado pela Fundação Getúlio Vargas e pela Secretaria de Educação do Estado do Maranhão - SEDUC. Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão, Especialista em Filosofia Clinica e também em Magistério Superior. 

Meirecele Caliope Leitinho, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Católica de Filosofia do Ceará (1964), especialização em Psicologia e Pesquisa pela Universidade Federal do Ceará (1974), mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (1980), doutorado em Supervisão e Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e Pós-Doutorado em Formação de Professores na Universidade de Brasília- UnB (2006-2007). É professora adjunta aposentada da Universidade Estadual do Ceará e professora Associada aposentada da Universidade Federal do Ceará; atualmente é professora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará, participante do Programa para Aposentados ? PROPAP e professora colaboradora do Mestrado de Formação de Professores da Universidade Estadual do Ceará ? UECE e do Mestrado Profissional em Ensino de Saúde da mesma instituição; é consultora da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Ceará - UECE; e assessora da Universidade Regional do Cariri (URCA);

Ana Maria Iório Dias, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Psicologia, pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1981); Mestrado e Doutorado (1990 e 1998, respectivamente) em Educação, também pela UFC; Pós-Doutorado (2009) em Educação, na UnB (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Docência Universitária e Inovações Pedagógicas). É Professora Associada 4 da UFC.

Liduina Maria Gomes, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda em Educação, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Especialista em Gestão educacional pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).Possui graduação em Curso de Licenciatura em Estudos Sociais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Atualmente é professora da Ensino Médio na Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC). É coordenadora Pedagógica do Centro de Educação Básica e Profissionalizante Professor Luciano Feijão.

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Publicado

2020-04-14

Edição

Seção

Artigos Originais