O FUTURO DA EAD NAS VOZES DE DIFERENTES SUJEITOS

Autores

  • Siderly do Carmo Dahle de Almeida Centro Universitário Internacional - Uninter http://orcid.org/0000-0002-2190-7213
  • Marlon Richard Alves Pillonetto Centro Universitário Internacional Uninter

Palavras-chave:

educação a distância. futuro da EAD. experiências em EAD.

Resumo

A educação a distância está tornando-se cada vez mais significativa no âmbito educacional brasileiro, visto que é uma modalidade de educação que proporciona oportunidade de realização de sonhos para sujeitos que não conseguiriam realizar um curso superior na modalidade presencial. Dessa forma, buscou-se, a partir de uma pesquisa de campo com alunos e professores da educação básica e superior, elucidar como os sujeitos concebem a educação à distância hoje e quais são suas perspectivas futuras para a modalidade de ensino supramencionada. Para tanto, buscou-se embasamento teórico em autores como: Maia e Mattar (2007), Mattar (2009), Litto (2009), Censo da Educação Superior 2016: novas estatísticas (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2016), entre outros textos e leis que explanam com destreza sobre a EaD. Assim, ver-se-á que há campos de grande prosperidade para a educação a distância no Brasil, mas que seu futuro ainda é incerto, já que é uma modalidade de ensino que está em constante construção. 

Biografia do Autor

Siderly do Carmo Dahle de Almeida, Centro Universitário Internacional - Uninter

Doutora em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012), Mestre em Educação pela PUCPR (2006). Especialista em Gestão da Informação pela Fundação de Estudos Sociais do Paraná (1999) e em Educação a Distância pela Faculdade Educacional da Lapa (2009). É graduada em biblioteconomia pela Universidade Federal do Paraná (1988), em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (2010) e em Filosofia pela UNINTER (2018). Desenvolve pesquisas e tem experiência na área de Educação, com ênfase em tecnologias e mídias educacionais, formação de professores, metodologia da pesquisa. Atuou na Prefeitura Municipal de Curitiba com Educação básica por 15 anos, entre 1991 e 2006, tendo neste período trabalhado com Educação Infantil e Primeiros anos do Ensino Fundamental. Implantou e coordenou os Faróis do Saber ? bibliotecas de bairro instaladas nas Escolas Municipais e atuou na Coordenação Pedagógica das Usinas de Conhecimento, programa do governo instalado em alguns municípios do Estado do Paraná. Trabalhou na Unicesumar como Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação na área de Educação e foi docente do Programa de Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações. Atualmente é É pesquisadora da FAMPECT - Fundação Wilson Picler de Amparo à Educação, Ciência e Tecnologia e Coordenadora e docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário Internacional Uninter.

Marlon Richard Alves Pillonetto, Centro Universitário Internacional Uninter

Mestrando do Programa de Pós-Graduação strictu sensu Profissional em Educação e Novas Tecnologias pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), pós-graduado em Literatura Brasileira pela Faculdade São Braz (FSB), pós-graduado em Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa pelo Centro Universitário Cesumar (UNICESUMAR), pós-graduado em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Cesumar (UNICESUMAR), pós-graduado em Educação Profissional e Tecnológica pela Faculdade São Braz (FSB), pós-graduado em Educação a distância com ênfase em formação de tutores pela Faculdade São Braz (FSB) e Graduado em Letras Português/Espanhol pela Faculdade Alvorada Tecnologia e Educação de Maringá (FATEM). É professor da rede pública Estadual de educação desde 2011, como professor PSS - contratado, na qual ministra as disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Espanhola, sendo que têm vasta experiência em sala de aula, é professor orientador de TCC dos cursos de pós-graduação da Faculdade São Braz (FSB), atuou como professor formador, professor conteudista e Design instrucional dos cursos de Graduação e Pós-Graduação (EaD) da Faculdade São Braz (FSB), possui experiência com a educação a distância desde 2013, sendo que já atuou em tutoria presencial de polo, treinamento e capacitação de colaboradores de polo e montagem de polo para avaliação do Ministério da Educação e Cultura (MEC) no Centro Universitário Cesumar (UNICESUMAR). Por fim, é pesquisador nas seguintes áreas: Análise do Discurso (discurso, sujeito, identidade e mídia), Educação e tecnologias digitais para a educação.

 

Referências

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Publicado

2019-09-04

Edição

Seção

Artigos Originais