UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE O BULLYING E OS VALORES CAPITALISTAS = A CRITICAL REFLECTION ON BULLYING AND CAPITALIST VALUE

Autores

  • Elise Helena Batista Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Orientadora Educacional Online do curso de Especialização em Educação Física oferecido pela FEF-UNICAMP em parceria com o governo do Estado de São Paulo (2010-2012).

Resumo

O bullying é um assunto que tem sido cada vez mais abordado no meio educacional. O presente estudo propõe apresentar algumas reflexões sobre essa violência no contexto do sistema capitalista. Para tanto, parte de discussões realizadas em um Grupo Focal com alunos de sétimos anos em uma escola estadual de Campinas/SP1. O grupo foi formado após um ano de observações de aulas de Educação Física e demais acontecimentos da rotina escolar, com registros em um Diário de Campo. Foram realizados oito encontros que abordaram diferentes temas relacionados às diferenças e aos preconceitos, advindos das observações descritas no Diário de Campo. As reflexões propostas indicam que o bullying deve ser analisado de forma crítica em relação aos valores de competição e consumismo do sistema capitalista. Além disso, evidencia o bullying como um dos resultados de uma sociedade permeada por preconceitos.

Palavras-chave: bullying. escola. capitalismo. preconceito.

 

ABSTRACT

Bullying is an issue that has been increasingly discussed in the educational context. This paper presents reflections about the violence in the capitalist system. Therefore, is based on the discussions conducted in a Focus Group with students from the 7th grade in a state school in Campinas (São Paulo, Brazil). The group was formed after a year of observations in the physical education classes and other events of the school routine, with records in a field log book. During the eight meetings held, several issues related to the differences and prejudices were addressed, supervened from the observations described in the field log book. The proposed reflections indicate that bullying should be examined critically in relation to the values of competition and consumerism of the capitalist system. Furthermore, evidence of the bullying as a result of a society permeated by prejudice.

Keywords: bullying. school. capitalism. prejudice.

Biografia do Autor

Elise Helena Batista, Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Orientadora Educacional Online do curso de Especialização em Educação Física oferecido pela FEF-UNICAMP em parceria com o governo do Estado de São Paulo (2010-2012).

Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Orientadora Educacional Online do curso de Especialização em Educação Física oferecido pela FEF-UNICAMP em parceria com o governo do Estado de São Paulo (2010-2012).

Publicado

2014-06-16

Edição

Seção

Artigos Originais