A LEI 10.639/03 E OS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA À LUZ DE STEPHEN BALL E BASIL BERNSTEIN

Autores

  • Manoel Ayusso Martins Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP-Franca/SP.
  • Vânia de Fátima Martino UNESP

Palavras-chave:

Lei 10.639/03, Livro didático, Recontextualização

Resumo

Este texto é resultado de pesquisas que vêm sendo desenvolvidas no trabalho de mestrado, intitulado A Lei 10.639/03 e os livros didáticos de História: recontextualização do discurso pedagógico, que investiga os possíveis impactos da Lei 10.639/03 em sala de aula a partir da ação recontextualizadora dos autores dos livros didáticos de História mais escolhidos pelas escolas no PNLD 2005, 2014 e 2017. Consultamos os seguintes documentos: Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004); Resolução que as implementa (2004); Plano Nacional de Implementação das Diretrizes (2009); Editais e Guias de Avaliação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2005, PNLD 2014 e PNLD 2017); e livros didáticos de História (2005, 2014 e 2017). A análise de conteúdo é utilizada para aprofundamento analítico sobre os documentos. A Sociologia de Stephen Ball (pós-estruturalista) e de Basil Bernstein (estruturalista) apresentam-se como pilar da pesquisa, a partir dos conceitos: ciclo de políticas, recontextualização, classificação e enquadramento. Neste sentido, a análise crítica da Lei 10.639/03 demanda a investigação das relações, tensões e embates em torno da construção de seu discurso (influência de movimentos sociais negros, Conferência de Durban, produção acadêmica, partidos políticos, iniciativas legislativas, opinião pública, etc, na adoção ou rejeição de concepções específicas sobre raça e educação); e em torno de sua transformação (influência dos autores na recontextualização dos conceitos e valores dominantes no discurso oficial do Estado), em direção às salas de aula.

Biografia do Autor

Manoel Ayusso Martins, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - UNESP-Franca/SP.

Graduado em História pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP, campus de Franca/SP. Mestrando em Política Educacional pela mesma instituição. Professor e autor de materiais didáticos.

Vânia de Fátima Martino, UNESP

Docente do Programa de Pós~Graduação em Planejamento e Análise de Políticas Públicas da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais UNESP/ Franca.

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Publicado

2020-03-30

Edição

Seção

Artigos Originais