O CURRÍCULO, O DOCENTE E A DIMENSÃO ATITUDINAL: UMA CONSTRUÇÃO DE VALORES

Autores

  • Tássia Colombo Bersagui Universidade La Salle Canoas
  • Hildegard Susana Jung Universidade La Salle Canoas
  • Louise de Quadros da Silva Universidade La Salle Canoas http://orcid.org/0000-0002-8632-3374

Palavras-chave:

currículo escolar. valores. conteúdos atitudinais.

Resumo

O tema do presente artigo orbita em torno do currículo e da ação do professor na construção de valores na Educação Básica. Para tanto, o objetivo consiste em discutir sobre a importância dos conteúdos atitudinais no currículo e a afetividade para o desenvolvimento dos educandos e o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia, de cunho qualitativo, buscou suas fontes em uma revisão de literatura acerca da temática. Os resultados encontrados apontam para: a) o trabalho pedagógico deve contemplar todas as dimensões do currículo; b) é importante vivenciar os valores atitudinais e a afetividade em sala de aula; c) o professor tem papel primordial nesse processo da construção de valores. Conclui-se que a temática é necessária para a atualidade, uma vez que busca a formação integral dos alunos e contribui para a experiência na diversidade da sociedade. Diante do exposto, compreendemos que o currículo precisa englobar a dimensão atitudinal, pois dará valorização a amplitude de conhecimentos escolares no intuito da formação plena do estudante. Vemos também a importância das atitudes positivas, pois fazem parte da formação e aprendizagem dos estudantes e assim a figura do professor se aponta como essencial na motivação para as aprendizagens e para desenvolvimento dos estudantes.

Biografia do Autor

Tássia Colombo Bersagui, Universidade La Salle Canoas

Graduada em Pedagogia pela Universidade La Salle Canoas.

Hildegard Susana Jung, Universidade La Salle Canoas

Doutora em Educação. Docente e coordenadora do Curso de Pedagogia, e professora permanente do PPG Educação da Universidade La Salle Canoas. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos. 

Louise de Quadros da Silva, Universidade La Salle Canoas

Mestra em Educação pela Universidade La Salle Canoas. Integrante do grupo de pesquisa Gestão Educacional nos diferentes contextos.

Referências

ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Caderno de Pesquisa, São Paulo, n.113, p. 51-64, jul. 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/n113/a03n113. Acesso em: 7 set. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Brasília, DF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ttransversais.pdf. Acesso em: 13 nov. 2018.

BURNHAM, Teresinha Fróes. Complexidade, multirreferencialidade, subjetividade: três referências polêmicas para a compreensão do currículo escolar. Em Aberto, Brasília, DF, v. 12, n. 58, p. 3-13, abr./jun. 2008. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/ article/download/1885/1856. Acesso em: 21 set. 2018.

CRESTANI, Alfredo. (Ir.). A missão de educar com qualidade: princípios, valores e atitudes na ação educativa. Porto Alegre: Edipucrs, 2017.

CRESTANI, Alfredo. (Ir.). Construir a vida com sentido. Porto Alegre: Edipucrs, 2015.

CUNHA, Antonio Eugenio. Afeto e aprendizagem, relação de amorosidade e saber na pratica pedagógica. Rio de Janeiro: Wak, 2008.

FINO, Carlos Nogueira. Currículo e inovação pedagógica: a mistura improvável. Revista de Estudos Curriculares, Braga, v. 2, n. 8, p. 3-13, 2017. Disponível em: https://www.nonio.uminho.pt/rec/index.php/rec/article/viewFile/36/27. Acesso em: 14 out. 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 50. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KAUARK, Fabiana; MANHÃES, Fernanda Castro; MEDEIROS, Carlos Henrique. Metodologia da pesquisa: guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010.

MELO, Raimunda Alves; LIMA, Maria da Glória Soares Barbosa; COSTA, Antônia Flávia Moraes da. O currículo das escolas do campo e a articulação dos saberes da cultura camponesa aos conhecimentos escolares. Camine: Caminhos da Educação, Franca, v. 6, n. 2, p. 167-184, 2014. Disponível em: https://ojs.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/1214. Acesso em: 6 dez. 2018.

NUNES, Diego Brandão. A importância do sentido no aprender geografia: possíveis caminhos para um reconhecimento entre a geografia, o sujeito e o mundo. 2018. 252 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/181448. Acesso em: 15. set. 2018.

PIAGET, Jean. A construção do real na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1976.

SOUZA, Vera Lucia Trevisan de. Escola e construção de valores: Desafios à formação do aluno e do professor. São Paulo: Loyola, 2005. Disponível em: https://goo.gl/UDZPiy. Acesso em: 25 out. 2018.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Currículo: a atividade humana como princípio educativo. 3. ed. São Paulo: Libertad, 2011.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Publicado

2019-09-02

Edição

Seção

Artigos Originais