REFLEXÕES ACERCA DA PRÁTICA PROFISSIONAL DE PSICÓLOGAS (OS) NA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA COM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE NO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores

  • Francisca da Conceição Fundação CASA/SP e Universidade de Brasília.
  • Sidelmar Alves da Silva Kunz Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep Universidade de Brasília - UnB

Palavras-chave:

socioeducação. atuação profissional. psicologia. medida socioeducativa com privação de liberdade.

Resumo

Esse trabalho teve como objetivo abordar a prática profissional de psicólogas (os) na medida socioeducativa com privação de liberdade no estado de São Paulo. Com base na metodologia qualitativa de pesquisa, através de questionário estruturado com perguntas abertas, buscou-se apreender as representações sociais e práticas profissionais desenvolvidas no contexto da instituição responsável pela execução das medidas socioeducativas de restrição e privação de liberdade. Foram entrevistados seis participantes que apresentaram concepções acerca da medida de internação pautada no caráter ideológico da privação de liberdade como mecanismo de adequação do sujeito ao status quo, produzindo-se uma prática que incide sobre o sujeito sem que haja um questionamento evidente sobre as condições produtoras de desigualdade social e violência. Os participantes revelaram uma prática abarrotada de afazeres e tarefas burocráticas que causam um engessamento da atuação profissional, precarização da atuação, com ausência de momentos de capacitação e reflexão que parece cercear a crítica necessária ao fazer cotidiano e à compreensão dos fatores sociopolíticos inerentes a esse contexto de atuação, bem como às relações assimétricas de poder na instituição. Compreendeu-se que a atuação do profissional se dá de forma multiprofissional e faz-se necessária a revisão dos agentes institucionais sobre o fazer psicológico na instituição e a promoção de capacitação como forma de qualificar o atendimento prestado aos adolescentes e familiares objetivando alcançar o que preconiza as diretrizes legais da política pública de Socioeducação.

Biografia do Autor

Francisca da Conceição, Fundação CASA/SP e Universidade de Brasília.

Especialista em Políticas Públicas e Socioeducação pela Escola Nacional de Socioeducação da UnB e Psicóloga da Fundação CASA/SP.

Sidelmar Alves da Silva Kunz, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep Universidade de Brasília - UnB

Doutorando em Educação (FE/UnB)

Pesquisador do Inep

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Publicado

2019-08-07

Edição

Seção

Artigos Originais