ESTUDOS SOBRE JUVENTUDES: IMPLICADORES TEÓRICOS E METODOLÓGICOS SOBRE CULTURAS JUVENIS E ENSINO MÉDIO

Autores

  • Márcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani Faculdade de Educação Física Universidade Federal de Mato Grosso
  • Cleomar Ferreira Gomes Faculdade de Educação Física Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.5016/camine.v10i2.2624

Palavras-chave:

Sociologia da Juventude. Jovens. Culturas Juvenis. Escola. Ensino Médio.

Resumo

Este artigo de revisão se dedicou à síntese dos marcadores epistemológicos produzidos por estudos e estudiosos que se dedicam à “Sociologia da Juventude”, e que tem contribuído com as discussões sobre “os jovens e as culturas juvenis em relação com a escola e o Ensino Médio” no Brasil. Tem-se o objetivo de apoiar os estudos de pesquisadores iniciantes ao revisitar a literatura consolidada sobre a temática tecendo um panorama geral da construção sociológica do estatuto da juventude, com destaque sobre como a produção acadêmica tem investigado as juventudes brasileiras, sob quais balizas teóricas e metodológicas têm se investido sobre o jovem e a escola de Ensino Médio na contemporaneidade.  Descrevemos vertentes sociológicas que focalizam o “jovem” e sua “condição juvenil”, ao analisarem os discursos produzidos sobre os “jovens” a fim de caracterizar o conjunto de pressupostos teórico-metodológicos que têm orientado às investigações sobre a juventude, o que inclui a reflexão dos limites e das condições da aproximação sociológica sobre as “culturas juvenis”. Em específico, o deslocamento da conceituação de “juventude no singular” para “juventudes no plural”, e que indica uma proposição sociológica que percebe as dificuldades e carências sociais e materiais que envolvem a vida do jovem na contemporaneidade, ao reconhecer as diversas “condições juvenis”, expressas no cotidiano das escolas de Ensino Médio.

Biografia do Autor

Márcia Cristina Rodrigues da Silva Coffani, Faculdade de Educação Física Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Doutora em Educação

Ministra as disciplinas de Estágio Supervisionado e Trabalho de Curso

Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Física

Cleomar Ferreira Gomes, Faculdade de Educação Física Universidade Federal de Mato Grosso

Professor Doutor em Educação USP

Orientador do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado em Educação PPGE IE UFMT

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Publicado

2019-05-10

Edição

Seção

Artigos Originais