O PAPEL SOCIAL DA EDUCAÇÃO: UMA PERSPECTIVA CRÍTICA DO ATO DE EDUCAR

Autores

  • Ana Caroline Santos Falanque
  • Thiago Fidelis

DOI:

https://doi.org/10.5016/camine.v10i1.2250

Palavras-chave:

História Crítica. Transformação social. Paulo Freire. Dermeval Saviani.

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão do papel social da educação em nossa sociedade, através de resgates históricos educacionais, voltando seu olhar para a construção de práticas conscientes que equilibrem as diferentes tendências pedagógicas, levando os alunos aemancipação histórica. O artigo está pautado em pesquisa bibliográfica, sobretudo dos autores Freire, na obra Pedagogia da Autonomia (1996) e Saviani, em Escola e Democracia (1999). Por meio de um retrospecto histórico da estruturação educacional, foi possível levantar questionamentos sobre o papel desempenhado pelo educador, refletindo pontos específicos de cada obra citada. A discussão deste tema é de grande importância, pois além de nos levar a conhecer nossa própria historia, ajuda-nos a nortear nossas ações cotidianas, contribuindo para a transformação social.

Biografia do Autor

Ana Caroline Santos Falanque

Graduada em Pedagogia pela União das Faculdades dos Grandes Lagos.

Thiago Fidelis

Graduado em História e Mestre em História e Cultura Política pela Universidade Estadual Paulsita - Campus Franca. 

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista - campus Araraquara e pela Universidade de Coimbra (Portugal).

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Publicado

2018-07-23

Edição

Seção

Artigos Originais