O DEBATE ACERCA DA UNIDADE TEÓRICO-PRÁTICA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS PRODUÇÕES PUBLICADAS EM PERIÓDICOS DA ÁREA DO SERVIÇO SOCIAL
Resumo
O artigo apresenta reflexões sobre a unidade teórico-prática constitutiva do Serviço Social. Trata-se de pesquisa bibliográfica, realizada em 2020, em periódicos da área do Serviço Social, abrangendo a produção no período de 2010 a 2018. Foram identificados oito artigos, publicados em periódicos hospedados em programas de pós-graduação da área do Serviço Social, incluindo também outros dois periódicos de capilaridade e reconhecimento entre os profissionais da área. Nota-se que o volume de artigos publicados sobre a unidade teórico-prática ainda é pouco expressivo se comparado a outras publicações que tomam o Serviço Social como objeto de investigação. A análise dos artigos, possibilitou identificar que há tendências na apresentação do referido debate, destacando: as relações entre a dimensão da teoria e da metodologia; o estágio supervisionado como elemento estruturante da formação e, a aproximação ao cotidiano de trabalho de assistentes sociais; as expressões da unidade teórico-prática no trabalho desenvolvido pelas assistentes sociais nas políticas sociais. Os resultados apontam para a necessidade de estudos permanentes acerca da unidade teórico-prática, diante da importância do conhecimento teórico como fonte essencial para reafirmar a análise da realidade social sob a lógica da totalidade. Entender a unidade teórico-prática possibilita que assistentes sociais possam reconhecer as necessidades vivenciadas pela população usuária dos serviços das políticas sociais como decorrentes das expressões da questão social. Neste sentido, contribui também para que o exercício profissional se ancore em um trabalho analítico e reflexivo, expressão da direção social inscrita no PEPP.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.