FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL PARA ATUAR NA SAÚDE MENTAL: ELEMENTOS PARA O DEBATE CONTEMPORÂNEO
Resumo
Conforme a constituição federal de 1988 a educação é um direitosocial que o cidadão deve ter resguardado. A lei de diretrizes e bases daEducação Nacional em consonância com esta determinação esclarece que deveser estendida a obrigatoriedade do Estado de garantir condições para aeducação inclusive de nível superior. Assim, esta prerrogativa é compreendidacomo meta na luta por uma sociedade mais democrática em que a justiça socialseja um principio norteador.Para além deste debate, este trabalho visa acontribuir para a consolidação de uma formação profissional crítica, com umviés emancipatório,capaz de problematizar as condições em que a formaçãoprofissional se apresenta na contemporaneidade, diante de uma políticaespecifica como as que perpassam a questão da saúde mental para oassistente social. Palavras-chave: educação, formação, serviço social, saúdemental.Palavras chave: educação. prática profissional. Serviço social. saúde mental.Downloads
Publicado
2011-12-05
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.