PELOS CAMINHOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SERVIÇO SOCIAL: UMA ANÁLISE À LUZ DAS NOVAS DIIRETRIZES CURRICULARES
Resumo
Enquanto espaço privilegiado de aprendizagem, o estágio éum momento propício para o estagiário desenvolver sua matriz deidentidade profissional, efetivada através da responsabilidade ecompromisso. Na medida em que o estudante é inserido nestaatividade educativa, o estágio é efetivamente o espaço delegitimidade profissional. Diante disso, o presente trabalho se propôsa analisar o estágio supervisionado na formação profissional doassistente social, Partimos do pressuposto que o estágiosupervisionado, segundo as novas diretrizes curriculares do ServiçoSocial, é uma atividade curricular obrigatória, que se estabelece apartir da inserção do aluno no espaço sociocupacional e tem comoobjetivo principal sua capacitação para o exercício profissional. Esteartigo aponta a necessidade de compreender e problematizar oestágio supervisionado no ensino superior, vinculado aos princípioseducacionais Um dos pontos relevantes para o estudo desta temáticaé o de que efetivamente o estágio supervisionado é o lócus apropriadoonde o estagiário estabelece aproximações à realidade social,mediatizadas pela fundamentação teórico-metodológica do ServiçoSocial.• PALAVRAS CHAVE: Serviço Social. formação profissional. estágio.supervisão.Downloads
Publicado
2011-12-05
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.