VOZ QUE CALA, CORPO QUE FALA: UMA DISCUSSÃO SOBRE TRABALHO E SAÚDE DE PROFESSORES DE ESCOLAS MUNICIPAIS
Resumo
O artigo retrata as condições de trabalho e saúde deprofessores de escolas públicas de um município do Estado do Rio deJaneiro-Brasil. A pesquisa realizada durante os anos de 2006 e 2007teve como proposta traçar um perfil dos docentes e das atividades quevivenciavam, analisando a relação existente entre a ocupaçãoexercida e a saúde. Tais análises encontram sustentação no campo dasaúde do trabalhador e a metodologia utilizada foi a quantiqualitativa,recorrendo-se, sobretudo à entrevistas com utilização deformulários, atingindo-se, em torno de, 20% dos docentes da áreaselecionada. No decorrer da pesquisa foi possível reconhecer que háuma estreita relação entre o trabalho e a saúde dos professores,salientando-se, de um lado, vários limites referentes às condiçõesdeste trabalho e, de outro, as dificuldades para o devido atendimentono âmbito dos problemas identificados. O destaque encontradoapontou para os campos neurológico e psicossomático, cabendoconsiderar possíveis ações a serem implementadas para oenfrentamento de tal quadro, extrapolando o âmbito individual eatingindo o cenário das políticas públicas, entrelaçando saúde,educação e assistência social.• PALAVRAS CHAVE: trabalho docente. saúde. escola pública.Downloads
Publicado
2011-12-05
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.