EDUCAÇÃO, TRABALHO E RESISTÊNCIA COTIDIANA DAS QUEBRADEIRAS DE COCO

Autores

  • Dálcio Rosário Alves
  • Mariana da Silva Neta
  • Mariany Almeida Montino

Resumo

O estudo apresentado é uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, que visa analisar e compreender aspectos educacionais nas formas de trabalho, cotidiano e resistência das “quebradeiras de coco babaçu”, considerando o MATOPIBA - Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia, região de expansão do agronegócio e do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu - (MIQCB), com sede em Imperatriz - MA. Para o desenvolvimento da proposta foram levantadas bibliográficas que versam sobre conceitos de educação; quebradeiras de coco, trabalho, território e articulação social, logo a pesquisa está estruturada nos conceitos educacionais e reflexões acerca da articulação social das quebradeiras de coco.  Concluiu-se que as contribuições mais significativas identificadas foram da educação popular e da educação informal, tendo em vista que as camponesas quebradeiras de coco se articulam e se reinventam. 

Biografia do Autor

Dálcio Rosário Alves

 Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Doutorando em Educação. E-mail: dalciorosario@gmail.com 

Mariana da Silva Neta

 Mestra em Letras / Linguística (UFT). Doutoranda em Educação na Amazônia (Educanorte - UFT). Docente na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). E-mail: marianasneta@gmail.com 

Mariany Almeida Montino

 Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Doutora (2011) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas Unicamp. E-mail: mariany.an@unitins.br 

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Publicado

2024-01-06