PAPEL DA FAMÍLIA NO CUIDADO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ABANDONADAS NUM CENTRO ORTOPÉDICO EM LUANDA
Resumo
O presente trabalho aborda a temática do papel da família no cuidado das pessoas deficientes abandonadas no Centro Ortopédico Regional de Reabilitação Polivalente de Viana em Luanda -Angola, na linha temática Famílias – Violências, do III Encontro Nacional de Pesquisas sobre Famílias (III ENPEFA) – Prof. Dr. Pe. Mário José Filho – cujo tema é "Retrocessos Societários e os Impactos nas Famílias", organizado pela Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – Campus de Franca, no ano de 2019. O estudo realizou-se no ano de 2018, e procurou conhecer os fatores do abandono dos pacientes com deficiência física pelos familiares no hospital, tendo identificado as causas e consequências, bem como apontado o estado psico-emocional das vítimas desse abandono. A pesquisa teve como metodologia a observação não participante, o estudo de campo, a análise bibliográfica e documental, com a utilização de entrevistas e questionários, como instrumentos de recolha de dados. No final, a pesquisa evidenciou como razões do abandono dos pacientes pelos respetivos familiares a falta de condições financeiras para cuidar dos pacientes, o medo de contrair a mesma doença, acusação de feitiçaria, a vergonha de conviver com um familiar portador daquela doença, a falta de acompanhamento do Assistente Social por parte do hospital, o mau histórico do paciente, a ausência de políticas governamentais de responsabilização em caso de abandono. Como consequências decorrentes do estado psico-emocional do doente foram apontadas, a permanência prolongada do doente no centro hospitalar, a desestruturação familiar, as dificuldades de inclusão social e o baixo nível de escolaridade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.