LAÇOS QUE ROMPEM GRADES: O PAPEL DA FAMÍLIA NA REINTEGRAÇÃO SOCIAL DE EGRESSAS DO SISTEMA PRISIONAL
Resumo
As reflexões aqui apresentadas compõem parte de um estudo maior cuja finalidade foi analisar o trabalho dos assistentes sociais com mulheres egressas do Sistema Prisional através da atuação nas Centrais de Atenção ao Egresso e à Família – CAEF’s. Mediante pesquisa bibliográfica e de campo analisamos, dentre outras questões, as dificuldades enfrentadas por mulheres na busca por novas formas de vida após o encarceramento. Dêmos ênfase neste artigo ao papel desempenhado pelas famílias neste processo de reconstrução da cidadania dessas mulheres tanto durante, como após o cumprimento da pena privativa de liberdade. Analisando as particularidades de gênero, identificamos que a passagem pelo sistema prisional atinge a mulher de forma mais intensa que o homem, pois ela está vinculada a responsabilização com a casa e os filhos. Utilizaremos alguns dados levantados na pesquisa para fundamentar o aporte teórico e dar maior clareza ao debate.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.