EXPERIÊNCIAS SOCIAIS DE MULHERES EM SITUAÇÃO DE RUA EM PORTO ALEGRE
Resumo
Esse texto pretendeu investigar os significados sociais que as mulheres atribuem sobre suas experiências com a rualização. Está fundamentado no método dialético-crítico de base materialista-histórica e se apoia na história oral como técnica de coleta de dados. Foram entrevistadas quatro mulheres, sendo possível concluir que estar nessa situação envolve experiências particulares – de acessos ora mais precários e ora mais privilegiados em relação à rede socioassistencial; de violências e de significados sociais produzidos de forma específica sobre essa população – e experiências universais que atingem toda a população em situação de rua. Além disso, que a rualização é um processo social contraditório e que apesar de envolver uma série de perdas, desigualdades e violências, também se estabelece através da resistência, celebração da vida, sonho e possibilidade de ter esperanças.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.