REDES DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA AS MULHERES
Resumo
O artigo consiste em reflexão crítica a respeito da atuação das Redes de Enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres na cidade de São Paulo. Tem como objetivo analisar os direcionamentos na atuação profissional e a efetividade da legislação e dos programas criados para proteção das mulheres em situação de violência doméstica. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa qualitativa, com base em estudo bibliográfico e análise documental das audiências públicas e encontros de equipes que compõem as Redes de Enfrentamento. Para a sistematização dos conhecimentos pertinentes e compreensão dos contextos histórico, social e político, identifica-se a criação e implementação da política e dos planos de enfrentamento à violência contra as mulheres no cotidiano profissional. Por fim, menciona-se os desafios do funcionamento, as consequências provocadas pelas desigualdades de gênero agravadas pelo conservadorismo que atinge frontalmente os serviços e os profissionais envolvidos no enfrentamento estrutural das opressões.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.