REDES DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA AS MULHERES

Autores

  • Maria de Fátima de Jesus Agostinho Ferreira
  • Nanci Soares

Resumo

O artigo consiste em reflexão crítica a respeito da atuação das Redes de Enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres na cidade de São Paulo. Tem como objetivo analisar os direcionamentos na atuação profissional e a efetividade da legislação e dos programas criados para proteção das mulheres em situação de violência doméstica. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa qualitativa, com base em estudo bibliográfico e análise documental das audiências públicas e encontros de equipes que compõem as Redes de Enfrentamento. Para a sistematização dos conhecimentos pertinentes e compreensão dos contextos histórico, social e político, identifica-se a criação e implementação da política e dos planos de enfrentamento à violência contra as mulheres no cotidiano profissional. Por fim, menciona-se os desafios do funcionamento, as consequências provocadas pelas desigualdades de gênero agravadas pelo conservadorismo que atinge frontalmente os serviços e os profissionais envolvidos no enfrentamento estrutural das opressões.

Biografia do Autor

Maria de Fátima de Jesus Agostinho Ferreira

Assistente social, mestre em Gerontologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e doutoranda em Serviço Social pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Franca/SP, Brasil. Assistente social no Tribunal de Justiça de São Paulo/SP (TJSP) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Envelhecimento, Políticas Públicas e Sociedade (GEPEPPS) da UNESP. 

 

Nanci Soares

Assistente social. Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), nível 2. Mestre e doutora em Serviço Social e docente no Programa de Graduação e Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Franca/SP, Brasil. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Envelhecimento, Políticas Públicas e Sociedade (Gepepps) da Unesp. Pós-doutorado na Universidade de Aveiro/Portugal e coordenadora do Grupo Temático de Pesquisa (GTP) Serviço Social, Classe e Geração/Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss).

Downloads

Publicado

2023-11-14