INVISIBILIDADE DO DEBATE ÉTNICO-RACIAL NO SUAS: A MATERIALIZAÇÃO NO CRAS E NO SCFV

Autores

  • Dagoberto José Fonseca
  • Rosicler Lemos da Silva
  • Luciana da Silva Pedroso

Resumo

Este artigo interpreta como as relações étnico-raciais são abordadas nas legislações e orientações técnicas da Política de Assistência Social, em especial no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família e no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para adultos e idosos. É uma pesquisa qualitativa fundamentada na teoria social crítica. Realizou-se revisão bibliográfica e pesquisa documental, além do relato de experiências no CRAS de um município do interior do Estado de São Paulo, em que as autoras deste texto atuam como assistentes sociais. Constata-se que as principais leis e normativas da Assistência Social não abordam as relações étnico-raciais ou a faz de forma superficial, contribuindo para a invisibilização do debate no SUAS, para a naturalização do racismo institucional e violação dos direitos da população atendida, que em sua maioria são pessoas negras.

Biografia do Autor

Dagoberto José Fonseca

 Livre Docente em Antropologia Brasileira. Docente do Departamento de Antropologia, Política e Filosofia. Coordenador do CLADIN e do LEAD na Unesp/Araraquara – SP. Professor convidado no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Unesp/Franca – SP. Rodovia Araraquara-Jaú, km 1 – Bairro dos Machados – CEP 14800-901, Araraquara – SP.

Rosicler Lemos da Silva

 Doutoranda em Serviço Social no Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Unesp/Franca. Assistente Social da Prefeitura de Franca-SP. Integrante do GEPEFA e do NUPE. Av. Eufrásia Monteiro Petráglia, 900 - Jardim Dr. Antonio Petraglia, CEP 14409-160, Franca - SP.

Luciana da Silva Pedroso

 Mestranda em Serviço Social no Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Unesp/Franca. Assistente Social da Prefeitura de Franca-SP. Integrante do GEPEFA. Av. Eufrásia Monteiro Petráglia, 900 - Jardim Dr. Antonio Petraglia, CEP 14409-160, Franca - SP.

Downloads

Publicado

2023-11-14