PESQUISA, RAÇA-ETNIA, GÊNERO E CLASSE: UMA ANÁLISE MARXISTA

Autores

  • Cheliman Alves Rodrigues
  • Amabile Maria de Moura Passos
  • Analúcia Bueno dos Reis Giometti

Resumo

Neste artigo pretendemos contribuir com elementos para compreensão da pesquisa em Serviço Social amparada no método em Marx e o papel desta no combate às opressões, reforçando os elementos chaves para pensar a pesquisa e a produção de conhecimento no Serviço Social através de uma perspectiva de totalidade, que deve compreender gênero, raça-etnia e classe. Traçamos a presente discussão a partir do método materialista histórico-dialético, propondo um olhar onde, ao ler a realidade social brasileira de forma dinâmica e não fragmentada, contribui para uma apreensão crítica e reflexiva na atuação profissional e na pesquisa científica, sendo imprescindível para o projeto ético-político do Serviço Social.

Biografia do Autor

Cheliman Alves Rodrigues

Graduada em Serviço Social pela UNESP – Campus Franca e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da FCHS/UNESP – Campus Franca/ São Paulo. Membro do Grupo Estudos e Pesquisas Marxistas (GEPEM). Assistente Social da Universidade Federal de Uberlândia – UFU.

Amabile Maria de Moura Passos

Graduada em Serviço Social pela UEMG – Unidade Passos e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da FCHS/UNESP - Campus Franca. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Gestão Socioambiental e a Interface com a Questão Social (GESTA). São Paulo. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Analúcia Bueno dos Reis Giometti

Profa. Dra. Livre Docente do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da FCHS/UNESP – Campus Franca. São Paulo.

Downloads

Publicado

2023-11-14