PESQUISA, RAÇA-ETNIA, GÊNERO E CLASSE: UMA ANÁLISE MARXISTA
Resumo
Neste artigo pretendemos contribuir com elementos para compreensão da pesquisa em Serviço Social amparada no método em Marx e o papel desta no combate às opressões, reforçando os elementos chaves para pensar a pesquisa e a produção de conhecimento no Serviço Social através de uma perspectiva de totalidade, que deve compreender gênero, raça-etnia e classe. Traçamos a presente discussão a partir do método materialista histórico-dialético, propondo um olhar onde, ao ler a realidade social brasileira de forma dinâmica e não fragmentada, contribui para uma apreensão crítica e reflexiva na atuação profissional e na pesquisa científica, sendo imprescindível para o projeto ético-político do Serviço Social.
Downloads
Publicado
2023-11-14
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.