A CLASSE DO DEFENSOR PÚBLICO
Resumo
Este artigo visa entender como os defensores públicos se inserem na sociedade de classes. A partir da Pesquisa Nacional sobre a Defensoria Pública de 2022, verificamos que os defensores são majoritariamente brancos, advindos de carreiras e empregos com renda acima de quatro salários-mínimos. Percebeu-se ainda que os defensores públicos se viam como agentes de transformação social e, em sua atuação, acabavam por se envolver em questões centrais para a exploração capitalista, se colocando ao lado da massa trabalhadora. Entretanto, as contradições, próprias da classe média, são visíveis. Apesar de sobreviverem com os próprios vencimentos, os defensores têm um padrão de vida muito superior à maioria da população e dentro da sua instituição convivem com disputas de poder que envolvem, inclusive, as condições de vida dos demais servidores da instituição.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.