GESTÃO DEMOCRÁTICA E POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19

Autores

  • Maria José de Oliveira Lima
  • Geis de Oliveira Benevides

Resumo

Este artigo trata-se de um estudo teórico-prático e visa refletir sobre a gestão democrática e Política de Assistência Social, especialmente, em tempos de crise sanitária e econômica desencadeada pela Pandemia de Covid-19. Os efeitos da crise sanitária evidenciaram a fragilidade dos sistemas de proteção social no mundo, levando potências econômicas a se organizarem político-economicamente na tentativa de assegurar a acumulação capitalista. No Brasil, governado pela extrema direita ultra neoliberal, os efeitos da crise vêm assolando a classe trabalhadora, especialmente, os segmentos dependentes das políticas públicas sociais. Todavia, em um contexto de desmonte dos direitos sociais, a Assistência Social vem implementando processos de trabalho distantes da realidade vivenciada pela população usuária. Assim, é necessário fortalecer a gestão democrática no âmbito da Assistência Social, enquanto política pública social, responsável por ofertar proteção social em seus diferentes níveis de atuação.

Biografia do Autor

Maria José de Oliveira Lima

Faculdade de Ciências Humanas e Sociais/ UNESP – Franca. Doutora em Serviço Social e Docente do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social.

Geis de Oliveira Benevides

Faculdade de Ciências Humanas e Sociais/ UNESP/Franca-SP. Doutoranda e Mestre em Serviço Social pelo PPGSS – UNESP/Franca.

Downloads

Publicado

2023-11-14

Edição

Seção

Artigos