PENSANDO ALTO SOBRE ADULTOCENTRISMO, DEMOCRACIA E PARTICIPAÇÃO INFANTOJUVENIL
Resumo
O presente ensaio teórico visa refletir acerca da participação democrática de crianças e adolescentes no processo político. Subsidiado pelo referencial crítico-dialético, o estudo bibliográfico e documental problematiza os limites da cultura adultocêntrica e da democracia burguesa, e como estas limitam a participação de crianças e adolescentes nos espaços democráticos de direito. A empiria refere-se a catorze artigos publicados no 16° Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS), realizado em Brasília/DF em 2019, que tratam a respeito da infância e adolescência e que apresentam alguma conexão com a participação, a democracia e os conselhos de direitos. E ainda traz-se uma discussão a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao que se refere à educação infantil e ao protagonismo nessa etapa de ensino.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.