EFEITOS DA GEOPOLÍTICA NEOLIBERAL: ANÁLISE DA SITUAÇÃO DA AMAZÔNIA EM MEIO À PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Beatriz Adas Olacyr
  • Giovanna Spineli de Paiva

Resumo

Centro das atenções durante o ano de 2020, a recente pandemia causada pela Covid-19 suprimiu das principais pautas midiáticas a devastação praticada contra a Amazônia em medidas antiambientalistas causadas pela ascensão de políticas neoliberais. Segundo Weber, o Direito no capitalismo é moldado do sentido material para o formal, isto é, a moral da classe dominante é formalizada e imposta em um direito positivo. Nesse sentido, a classe dominante do setor agropecuário e seus aliados políticos desfrutaram do caos midiático proporcionado pela Covid-19 para depredar patrimônio ambiental em benefício próprio e "passar reformas infralegais de desregulamentação", conforme dito pelo antigo Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Tendo em vista os panoramas da globalização a respeito do uso predatório do solo amazônico e sua fundamentação unicamente econômica, cabe ao trabalho tecer análise sobre os efeitos que tal exploração impõe à saúde humana em meio à crise ambiental.

Biografia do Autor

Beatriz Adas Olacyr

 Graduanda do curso de Direito pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Câmpus de Franca.

Giovanna Spineli de Paiva

Graduanda do curso de Direito pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - Faculdade de Ciências Humanas e Sociais - Câmpus de Franca.

Downloads

Publicado

2023-11-13

Edição

Seção

Artigos