O ASSISTENTE SOCIAL NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL: DESAFIOS DO "FAZER PROFISSIONAL” PARA A RUPTURA COM O CONSERVADORISMO

Autores

  • Alessandra Ballinhas de Moura Barão

Resumo

A política de assistência social passou por significativas mudanças desde a aprovação da LOAS em 1993, e várias produções teóricas têm analisado as suas repercussões. Entretanto, velhos desafios como a superação do assistencialismo e do clientelismo, da confusão entre o exercício profissional e o desenvolvimento das ações propostas pela política, atravessam a categoria de assistentes sociais, e adquirem novos contornos com o avanço do conservadorismo. Por isto, é importante reiterar a necessidade de superação destes desafios com ações teoricamente consistentes dirigidas pelo projeto profissional ético-político. O presente trabalho se propõe a contribuir nesta perspectiva, trazendo uma discussão sobre os desafios do Serviço Social no seu “fazer” profissional na Política de Assistência.

Biografia do Autor

Alessandra Ballinhas de Moura Barão

 Possui graduação em SERVIÇO SOCIAL pela Universidade Católica de Pelotas (2000), mestrado em Política Social pela Universidade Católica de Pelotas (2009) e doutorado em Política Social pela Universidade Católica de Pelotas (2018). Atualmente é assistente social da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.

Downloads

Publicado

2023-10-16

Edição

Seção

Artigos